Deixem-se surpreender por uma grande diversidade de pratos e bebidas tipicamente coreanas.
Se, até há bem pouco tempo, Portugal era “invadido” por restaurantes de sushi, o nosso país passou também a ter não só cada vez mais restaurantes mexicanos, mas também restaurantes dedicados ao barbecue coreano, vulgo BBQ.
Já encontramos muitos por aí, principalmente em Lisboa, e recentemente tivemos oportunidade de ir conhecer um deles, o Seoul K BBQ. Uma coisa é certa: o barbecue coreano veio para ficar.
No restaurante aberto desde março passado na Avenida Elias Garcia 147A, fomos logo recebidos pelo proprietário, Luís Ye, que fez questão de nos acompanhar durante todo o almoço. Super prestável e simpático, é um empresário com vasta experiência nomeadamente nas áreas de centros comerciais, hotéis e indústria da restauração, com inúmeros estabelecimentos tanto em Espanha como em Portugal. Na verdade, são mais de 20 anos de experiência, pelo que uma aposta para mostrar o de que melhor se faz na Coreia faz todo o sentido.
Devido ao seu amor pela cultura coreana, Luís Ye trouxe consigo a autenticidade da cultura coreana para o restaurante, num espaço que não só oferece excelentes diversas opções no que respeita ao menu, como também se destaca pela sua atmosfera envolvente e vibrante que proporciona um ambiente ideal para fotografias – é provável que já se tenham deparado com algumas fotos mais criativas nas redes sociais.
Para quem não sabe, o churrasco coreano, também conhecido como barbecue coreano e k-bbq, tem as suas raízes históricas nas antigas tradições culinárias da Coreia. Com uma combinação única de carnes marinadas, vegetais frescos e molhos saborosos, o barbecue coreano tornou-se uma experiência gastronómica em todo o mundo.
O menu, esse, é extenso, portanto convém terem atenção ao que pedem, caso contrário irá chegar-vos muita comida à mesa.
Tudo começa com o Combo Seoul, um combinado de nove opções diferentes: Vaca com pimento preto, porco preto, frango, borrego, barriga de porco com molho coreano, camarão, camarão vermelho, lula e cogumelo enokitake. Muito bem servido, custa 30€ e chega perfeitamente para duas pessoas. Basta que aguardem que o staff do Seoul K BBQ coloque a base para o grelhador a carvão na mesa (é substituída ao longo da refeição sempre que necessário) e, assim que o prato chegar, cozinhar os ingredientes. Sim, vem tudo cru, sendo que são os próprios clientes a tratar dessa tarefa.
Afinal de contas, só assim se tem a experiência do churrasco coreano. Lembram-se daquelas vezes em que íamos a um restaurante, colocávamos um bife na pedra, ou então bocadinhos de carne num fondue? Aqui a lógica é mais ou menos a mesma, mas desta vez com o conceito de comida coreana bem presente. E sim, há pinças e tesouras para ajudar à festa.
Além do Combo Seoul, têm o Combo Busan, na mesma lógica, bem como pratos de carne de vaca (com pimento preto, com picante, com caril, com molho coreano, com cebola, língua de vaca e, claro, vazia de Wagyu) de borrego, de porco… É tudo para cozinhar no momento, exceto os fritos, claro.
E por falar em fritos, há algo que devem pedir, nem que seja para a foto, que promete fazer sucesso nas redes sociais. Trata-se da Roda Explosiva que, como o nome indica, simula uma roda de diversões, mas que, aqui, conta com Gambas fritas, lulas fritas, patinha de caranguejo frita, porco frito e frango frito. É, sem dúvida, um dos pratos mais divertidos do Seoul K BBQ – até as crianças vão achar piada.
Existem ainda quatro pratos de ramen, bem como o bibimbap tradicional, que não resistimos a pedir, e um prato vegetariano, com cogumelos com queijo, cogumelos enokitake, batata, flor de lotus e, ainda, batata doce. Há, também, bolinhos de arroz coreano, arroz kimchi, panqueca de marisco coreana, massa de batata doce coreana, ou Ramyeon korean, entre outras coisas. Opções não faltam.
Caso visitem o restaurante, recomendamos vivamente que peçam uma Soju Korean, uma bebida típica coreana… com muito álcool. Mas cuidado com quantas bebem. A bebida é tão doce – têm diversos sabores – que facilmente nem damos pelo teor alcóolico. Aviso feito, caso não queiram sair do espaço um pouco “alterados”.
Para fechar a refeição em beleza, os inconfundíveis Mochis, embora não tenham sido dos melhores que provámos.
No final de tudo, uma certeza: se quiserem explorar novos sabores e ambientes, o Seoul K BBQ é, sem dúvida, uma opção a ter em conta.
O restaurante está aberto para refeições todos os dias das 12h às 15h30 para almoço e das 19h às 23h para jantar.