Pouco após a sua inauguração, o SEEN Lisboa rapidamente passou a ser considerado um dos hot spots da cidade. E agora percebemos o porquê.
Já experimento restaurantes através do Echo Boomer há alguns anos, mas nunca surgiu a oportunidade de ir ao SEEN, do Grupo Olivier. É verdade que já visitei espaços do grupo como o incrível Yakuza, o Guilty, o XXL e, mais recentemente, o Real Pérola, neste caso por parte de colaboradores, mas sempre houve aquela vontade de visitar o icónico restaurante localizado no 9º piso do hotel Tivoli Avenida Liberdade Lisboa. Pois bem, aconteceu!
A convite do TheFork – que por esta altura está a promover, até 13 de fevereiro, o Olivier Experience by TheFork, campanha que garante 40% de desconto nos restaurantes do Grupo Olivier através daquela plataforma de reservas -, fui recentemente devorar as várias opções do SEEN Lisboa. E não podia ter saído mais satisfeito.
Mas antes, explicar um bocadinho a história do SEEN, que tem vindo a conquistar os paladares e os corações dos amantes da boa comida e da vista deslumbrante em várias cidades do mundo.
Tudo começou em 2017, quando, em São Paulo, no Brasil, abria o primeiro SEEN, localizado no 23º andar do Hotel Tivoli Mofarrej, destacando-se desde logo pelos pratos clássicos feitos com ingredientes orgânicos e de alta qualidade, juntamente com a vista panorâmica sobre o skyline da cidade. Passou a ser, portanto, um destino obrigatório para os gourmets da capital paulista.
Um ano depois, em novembro de 2018, após o enorme sucesso do SEEN São Paulo, surgiu então o SEEN Lisboa, que rapidamente passou a ser considerado um dos hot spots da cidade. A partir daqui, foram inaugurados restaurantes em Banguecoque, na Tailândia, no Avani+ Riverside Bangkok Hotel rooftop bar; em Nice, França, no Anantara Plaza Nice; em Roma, Itália, no Anantara Palazzo Naiadi Hotel; e novamente no Brasil, neste caso na cidade de Feira, cujo espaço localizado no terraço do hotel NH começou a funcionar em 2023. Existem também as vertantes Beach Club, com um restaurante na ilha de Samui e outro em Tenerife.
Portanto, e mais do que um simples restaurante, o SEEN propõe-se a proporcionar uma bela experiência para todos os sentidos, reinventando a fusão entre várias gastronomias. Para além do menu, a experiência fica completa com cocktails exclusivos, decoração sofisticada e um staff altamente profissional. Ou seja, a coisa prometia.
No caso do SEEN Lisboa, e como já deu para perceber, é um conceito que vai além de um simples restaurante. A experiência foi desenhada para despertar todos os sentidos, ainda que o foco não esteja apenas no menu, mas também na oferta de cocktails inovadores, na decoração cuidadosamente pensada e numa equipa dedicada.
Com uma vista panorâmica de Lisboa, o SEEN combina um ambiente contemporâneo e cosmopolita, com uma proposta gastronómica inspirada na cozinha contemporânea e influências da gastronomia mediterrânea e japonesa. O menu oferece pratos pensados para serem partilhados, bem uma seleção variada de Sushi e Sashimi. Estes pratos são acompanhados por uma carta de bar eclética, com cocktails de assinatura que chamam à atenção dos entusiastas da mixologia. Entre as opções mais interessantes estão o French Kiss, que combina gin e morango, o Zombie, com sabores tropicais, e o Red Lightini, com especiarias e champanhe.
E é impossível não falar do espaço, projetado pelo arquitecto Sidney Quintela, refletindo uma clara inspiração no estilo Art Déco dos anos 30. A combinação de materiais nobres, como madeira, latão e veludo, proporciona um ambiente sofisticado, com destaque para o bar central em 360º e os sofás Chesterfield, que convidam a um momento de relaxamento enquanto se desfruta da vista deslumbrante sobre a cidade. Ou seja, o ambiente ideal para um público que procura um local icónico, seja para um jantar ou para uma bebida ao final da noite, até porque conta com DJ residente.
Mas vamos ao que interessa: a comida. E, bom, o difícil vai ser mesmo escolher no meio de tantas opções boas. Convém salientar que o menu divide-se em duas secções: uma com pratos de carne, italianos e outros pratos quentes, e outra secção dedicada apenas ao sushi. Sim, o Seen é também pelo maravilhoso sushi – a utilização de ingredientes de qualidade faz toda a diferença.
Portanto, uma ida ao SEEN dá para diferentes propósitos. Querem carne de qualidade? Estão mais que safos. Querem sushi que vos fará voltar? Também estão maravilhosamente bem servidos.
Comecemos pela secção dos quentes, onde, logo à partida, têm o capítulo Para compartilhar. E só aqui têm 12 opções: Ostras frescas (com limão e molho Mignonette), Carpaccio de Polvo (com pesto, rúcula e pecorino), Carpaccio de beterrabas orgânicas (queijo feta, endro, alcaparras, sumo de laranja e lima e macadâmia caramelizada), Crocante de Tapioca e queijo curado (com tapioca, quiejo curado e geleia de goiaba picante), Croquetes de cordeiro (com mostarda de dijon e mango chutney), Tártaro Pomodoro (Papa al pomodoro, duxelee de cogumelos, novilho, trufa e straciatella), Seenugets (bacalhau, molho tártaro e ikura), Gyosa de novilho (com alho francês e cogumelos), Ovo Seen (com cogumelos da época, puré trufado e ovo glaceado), Burrata D.O.P. & Caviar (com flor de sal e azeite biológico) e Caviar (com blinis, cebola roxa, ovo ralado e Sour cream). Daqui não resistimos a pedir o Crocante de tapioca e queijo curado, levemente picante – portanto até os mais sensíveis conseguirão tolerar a dose de picante -, os Croquetes de Cordeiro – atenção que são bem grandes – e o Tártaro Pomodoro, um prato tão lindo aos nossos olhos que quase dá pena devorar. O tártaro basicamente é constituído por três camadas: o papa al pomodor na base, a duxelle de cogumelos ao meio e, por cima, o novilho. No topo, temos então apontamentos de trufa e straciatello, bem como leves pedaços de burrata. Depois basta misturar tudo…. e levar à boca. É espetacular.
Passando para o capítulo A qualquer Hora, é nesta parte do menu que irão encontrar o famoso Taco SEEN (com peixes do dia marinados, guacamole, maionese japonesa, tobiko, rebentos e romã), bem como a Salada de lagosta trufada (espargos, maça caramelizada, abacate, aipo, cebolinho e trufa), Salada crocante (alface iceberg, alga nori kizami, sementes de girassol e molho crocante), Bun de lagosta (coleslaw, sunomono de maçã verde, kizami wasabi, tobiko e cebolinho), Spaghetti caprese (com burrata, tomate e pesto), Linguini trufado (com molho trufado, parmesão e cebolinho) e Tortello de cabra (com manteiga de manjericão, tomate confitado, mel silvestre e pepitas de cacau). Daqui não pedimos nada, até porque tínhamos de guardar espaço para o sushi.
Têm também a Sugestão do Chef, com Spaghettini de Lagosta (tomate confitado, aneto e coentro) e um enorme Tomahawk com 1.2kg; bem como a parte Aqui tem Peixe, com Vieras Seen (puré de couve-flor, maçça verde, cherovias e presunto desidrataado), Black Cod (bacalhau marinado em miso, legumes e puré de aipo), Lombo de tamboril gratinado (cogumelos, alho francês, molho bechamel trufado e parmesão) e Black Tiger (Beurre blanc e arroz rico). Também não pedimos nada destas partes do menu, embora quiséssemos dar umas trincas no Lombo de tamboril gratinado – lembrámo-nos logo da incrível Picanha de Tamboril do XXL…
Depois chega a secção que conquista muitos estômagos: Amantes da Carne. Aqui, terão Lollypop de cordeiro (com milanesa, carré de cordeiro, mostarda dijon e hortelã), Wagyu Laminado (picanha de wagyu com molho chimichurri), Lombo do chef (lombo de novilho com molho olivier), o clássico Bife Tártaro, Franguinho SEEN (frango marinado em miso com kimuchi) e Wagyu burger (com queijo cheddar, cebola agridoce, alface, tomate, pickles, molho cocktail fumado e batata frita). Claro, não poderíamos visitar o SEEN sem pedir o Wagyu Laminado, que estava tão delicioso como podem imaginar. Embora o menu indique 300 gramas, quase nem parece, pois a carne vem dividida em finíssimas fatias de carne, que deslizam na boca sem darmos conta. Podem acreditar quando vos dizemos que, depois de darem conta deste prato, ainda conseguirão ter estômago para mais alguma coisa.
Passando para a secção do sushi, à primeira vista parecem menos opções do que nos pratos quentes, mas, se formos a contar, ainda temos mais opções para escolher.
Vamos por partes. Nas Entradas, surge novamente o Taco SEEN e opções como New style sashimi (yellowtail, jalapeño, molho ponzu, azeite trufado, salada e cebola crocante), Edamame (com azeite trufado e flor de sal), Hot SEEN roll (com salmão, queijo creme, teriaki, sésamo tostado e cebolinho), Usuzukuri robalo (com robalo, lima, coentros e ponzu) e Salada goma Wakame (com alga wakame, raiz de lotus e sementes de sésamo). Naturalmente, não resistimos a pedir o New style sashimi, basicamente constituído por oito fatias de lírio, um peixe muito valorizado pela sua carne saborosa e textura firme. É um peixe muito versátil e surge em restaurantes mais renomados em versão sashimi, como é o caso do SEEN. Uma maravilha de se comer.
Também ficámos fãs do Usuzukuri robalo, que consiste em fatias finíssimas de robalo cru, dispostas de forma elegante no prato, guarnecidas com lima, coentros e molho ponzu para realçar o sabor delicado do peixe. É um prato muito apreciado na culinária japonesa… e também muito apreciado por nós. Novamente, uma apresentação super cuidada por parte dos sushimen do Seen – podem vê-los num balcão à parte a preparar os vossos pratos.
Depois têm as especialidades SEEN, onde constam vários Gunkan e Niguiri. Pedimos os Gunkan Padron (com atum, pimento padron, togarashi, cebola crocante e tobiko), Gunkan Shiromi (dourada, gengibre e cebola confitada, la yu e raspa de lima), Niguiri Toro Caviar (com barriga de atum, caviar e flocos de ouro) e Niguiri Maguro Kizami Wasabi (com atum bluefin). Palavras não chegam para descrever o quão fantásticas as peças estavam. É constatar o óbvio: quando se utiliza ingredientes de alta qualidade, a magia acontece.
Mas calma que isto não é tudo. Têm ainda quatro opções de Hossomaki (com salmão, atum bluefin, pepino doce e tamago), os Makis/Especiais (com Spicy tuna, Hamachi roll, Spider roll, California roll, Lobster truffle roll, King crab roll e Veggie roll), onde irão encontrar makis com caranguejo de casca mole, lagosta ou caranguejo real, e ainda opções de Nigiri/sashimi para salmão, lírio, barriga de atum, atum bluefin e peixe branco. Com tantas opções, já perceberam que um par de visitas ao SEEN não chegará para se experimentar o menu todo…
Foi já com pouco espaço no estômago que não resistimos às sobremesas: Yuzu Cheesecake (com granita de framboesa e sésamo preto), Tarte SEEN (com frutos do bosque e gelado de baunilha, para duas pessoas), Soufflé de doce de leite (com sorbet de goiaba), Cookie à la minute (com gelado de baunilha), Banana & Amendoim (bolo cremoso de banana, toffee e paçoquinha), Seendae (gelado de nata, chocolate negro, caramelo salgado e variedade de toppings) e fruta de época laminada. Já conhecíamos o Soufflé de doce de leite – é fabuloso – e não quisemos logo optar apenas pela Tarte SEEN, pelo que pedimos a Cookie à la minute e a Banana & Amendoim. Tivemos que esperar alguns minutos porque a cookie tinha de ir ao forno, o que faz todo o sentido, e não tem como enganar: uma cooke gigante recheada de um delicioso chocolate… Quem é bem guloso não pode deixar passar a oportunidade. Já doce, mas ainda assim bem equilibrada por sinal, é a sobremesa Banana & Amendoim, com o melhor bolo cremoso de banana que alguma vez comemos. Por cima, imenso topping de toffee e paçoquinha (doce típico brasileiro feito principalmente de amendoim, açúcar e farinha de mandioca ou de milho). Divinal.
No final de tudo, completamente a abarrotar, saímos felizes da vida do SEEN. É para isto que vivemos: bons momentos ao lado de quem gostamos, com muita comida de qualidade.
O SEEN está a funcionar de domingo a quinta-feira, das 18h30 à 01h, e às sextas e sábados, das 18h30 às 2h. Quem quiser, mas para isso é preciso estar bom tempo, pode sempre aproveitar para conhecer o SEEN Sky Bar, com uma carta mais reduzida ao almoço.