Mars Express teve a sua estreia ao público no Festival de Cannes, em 2023.
Após alguma espera, o filme de ficção científica e de animação francesa, Mars Express, chega finalmente a Portugal, com uma estreia nos cinemas, seguido da transmissão na televisão.
A estreia no grande ecrã acontecerá no dia 4 de janeiro, no Cinema Fernando Lopes em Lisboa, integrando o ciclo Night Edition by TVCine. No dia 9 de janeiro, terá estreia noutras salas de cinema e no dia 2 de fevereiro será transmitido no canal TVCine Edition.
Apresentado em festivais internacionais de renome como Festival de Cannes e o Festival de Animação de Annecy, ambos em 2023, e em Portugal durante a última edição da MONSTRA, Mars Express é uma obra do realizador Jérémie Périn, que se posiciona no cruzamento entre o género noir e a ficção científica animada. A sua narrativa decorre em 2200, numa sociedade tecnologicamente avançada, onde Aline Ruby, uma detetive particular, e o androide Carlos Rivera se encontram envolvidos numa missão que transcende a sua simples missão de capturar uma hacker fugitiva. À medida que investigam, descobrem segredos que colocam em causa a relação entre humanos e robôs, nomeadamente quintas de cérebros e conspirações que ameaçam a estrutura da civilização.
Mars Express combinando animação 2D e 3D, e apresenta uma estética cuidada que evoca o legado de obras como Ghost in the Shell, atualizando-as com um mais característico de obras europeias.
Para além do seu registo visual, Mars Express propõe uma análise e reflexão aprofundada da condição humana e da sua relação com as possibilidades da inteligência artificial do futuro.