Para a temporada de verão 2026, a Azores Airlines e a SATA Air Açores vão operar mais de 800 voos semanais, aumentando a conectividade no arquipélago.
O Grupo SATA apresentou esta quarta-feira o programa de voos para a temporada de verão IATA 2026 – vai de 29 de março a 24 de outubro -, destacando o reforço das ligações entre os Açores e Portugal Continental. A operação mantém ainda a conectividade com a América do Norte e procura assegurar uma utilização eficiente da frota, combinando as operações da Azores Airlines e da SATA Air Açores. No total, as duas companhias vão realizar mais de 800 voos semanais com origem ou destino no arquipélago.
A temporada caracteriza-se pelo aumento das frequências em rotas-chave como Lisboa–Ponta Delgada, Lisboa–Terceira e Porto–Ponta Delgada. Por outro lado, rotas com menor procura não serão retomadas, permitindo concentrar a capacidade nas ligações mais solicitadas. No transporte interilhas, a oferta mantém-se semelhante à do verão de 2025, com reforços pontuais nas rotas que registam ocupações superiores a 90%.
Entre 29 de março e 31 de outubro, a Azores Airlines irá operar cerca de 270 voos semanais, distribuídos por 20 rotas, com uma frota de nove aeronaves. Aproximadamente 75% da capacidade estará dedicada ao mercado doméstico, mantendo a companhia como a única a ligar diretamente Lisboa, Porto e Faro aos Açores. As frequências aumentam em Lisboa–Ponta Delgada (+1), Lisboa–Terceira (+2) e Ponta Delgada–Porto (+3), enquanto as rotas Ponta Delgada–Milão e Ponta Delgada–Bilbao não serão retomadas.
A operação doméstica incluirá rotas liberalizadas, voos de obrigação de serviço público, como Lisboa–Pico e Lisboa–Faial, a ligação Ponta Delgada–Funchal e a possível nova rota Terceira–Funchal, totalizando cerca de 200 voos semanais. O mercado norte-americano mantém-se estratégico, com mais de 50 voos semanais para Boston, Toronto, Nova Iorque e Montreal, incluindo a ligação aos Açores via Cabo Verde (Praia). No continente europeu, Paris e Barcelona continuarão a ser servidas anualmente, enquanto Frankfurt regressa como rota sazonal.
A SATA Air Açores programou cerca de 572 voos interilhas por semana, em dezasseis rotas, com uma frota de sete aeronaves. As ligações Ponta Delgada–Terceira, Ponta Delgada–Pico, Ponta Delgada–Horta e Ponta Delgada–Flores terão reforço devido às elevadas taxas de ocupação registadas em 2025, especialmente entre junho e setembro. Durante períodos de maior procura, incluindo festividades regionais, a operação poderá ser temporariamente reforçada.
O programa de verão já se encontra disponível para reservas. Está também prevista a integração de uma aeronave Bombardier Q400 adicional pela SATA Air Açores a partir de junho.
