O maior festival gastronómico do país já começou e vai até 27 de outubro.
Com o mote “Tradição com Sabor a Futuro”, está de regresso a Santarém o Festival Nacional de Gastronomia. A 43ª edição do festival começou esta quinta-feira, 17 de outubro, e vai até 27 de outubro, na Casa do Campino.
A edição deste ano do Festival Nacional de Gastronomia conta com várias novidades no cartaz, como é o caso do concurso “Troféu Portugal”, no qual oito cozinheiros de diferentes regiões vão ser desafiados a criar pratos inovadores utilizando ingredientes locais.
Além do concurso, o festival contará com a presença de diversos restaurantes, showcookings, street food, artesanato e mostra de produtos regionais, proporcionando um verdadeiro banquete para os sentidos. Também o programa de televisão MasterChef vai passar por lá com algumas gravações, além atividades na Cozinha Makro e Praça Confagri, e um espaço dedicado aos vinhos e produtos Repsol. Todas estas atividades vão estar espalhadas pela Casa do Campino, cujo espaço foi alvo de uma “reorganização geral para melhor acolher os visitantes, e maximizar a experiência dos visitantes“, voltando, assim, a “aliar tradição à modernidade, refletindo a capacidade da gastronomia de se reinventar e de atrair novas gerações“, diz o Presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite.
No primeiro dia da Feira Nacional da Agricultura, o autarca vai estar presente na cerimónia de abertura, juntamente com o Chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia da cidade. A inauguração do festival vai ainda incluir a entrega do Prémio Armando Fernandes, uma distinção da Academia Portuguesa de Gastronomia, que homenageia o escritor e promove obras dedicadas à culinária tradicional e ao património gastronómico português.
Com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, a Praça MAKRO vai ser palco, nos dois últimos dias do evento, de sabores protagonizados pelos chefs Lídia Brás, do restaurante Stramontana, em Vila Nova de Gaia, Hugo Freitas, do Solar dos Presuntos, em Lisboa, e pelo chef Louis Anjos, do restaurante Al Sud Palmares (uma estrela Michelin), do Algarve. Nestes momentos gastronómicos, os chefs irão preparar uma entrada, um prato e uma sobremesa, em doses de degustação, que serão servidas às 40 pessoas inscritas para o efeito.
Podem conhecer mais sobre a Feira Nacional da Agricultura no site oficial ou nas redes sociais (Facebook e Instagram).