É muita televisão para uma parede.
A Samsung chegou à CES 2026 e trouxe consigo os Micro RGB como já havia prometido, mas da cartola sacou uma surpresa, um modelo de dimensões superiores ao que havia inicialmente referido, que se afirma como um “primeiro de sempre”: uma nova televisão com tecnologia Micro RGB de 130 polegadas.
É o modelo Micro RGB TV (R95H) e a marca apresenta-a orgulhosamente como um modelo de design arrojado orientado para o segmento ultra-premium, ou como quem diz, para quem tem bolsos muito fundos.
“O Micro RGB representa o melhor das inovações em qualidade de imagem, e o novo modelo de 13 polegadas leva essa visão muito além”, afirmou Hun Lee, Vice-Presidente Executivo no departamento de painéis da Samsung Electronics, onde também descreve que este é um trabalho de engenharia e filosofia continuo ao longo de mais de uma década.
Se será ou não mesmo a “primeira do mundo” a combinar tecnologia Micro RGB e dimensões iguais ou superiores a 130 polegadas, isso é algo que teremos que esperar ao longo da CES, que é o palco de apresentações tecnológicas do género e onde o Micro RGB parece ser mesmo o cabeça de cartaz, como uma tecnologia que promete vir a ser uma alternativa ao OLED.
Com a LG também a oferece a sua versão do Micro RGB, com o Micro RGB Evo também a caminho de Las Vegas, a ideia por detrás desta nova tecnologia passa pela afinação de tecnologias já existentes. O Micro RGB continua a usar o formato de leds vermelhos, verdes e azuis, agora reduzidos a 100 micrómetros, o que permite uma densidade de pixéis muito maior, assim como um controlo e afinação de tons, cores e intensidades, igualmente mais versátil. As marcas que estão a apostar na tecnologia, ambas afirmam que o Micro RGB é capaz de atingir uma intensidade de luz superior às OLED. Adicionalmente, e talvez o mais emocionante para os consumidores, é que o Micro RGB não é tão suscetível ao infame “burn-in” que afeta muitos dos painéis OLED ao longo do tempo.
Voltando ao modelo Micro RGB TV (R95H) o seu painel será potenciado por tecnologias proprietárias adicionais como processamentos inteligentes de imagem como os Micro RGB Color Booster Pro e Micro RGB HDR Pro, para oferecerem a qualidade de imagem mais precisa e afinada possível e mais agradável aos olhos do utilizador. Já com a tecnologia Micro RGB Precision Color 100, são também prometidas melhorias na qualidade de imagem, ao ser capaz de reproduzir 100% do espaço de cores alargado BT.2020, uma precisão cromática certificada pela Verband der Elektrotechnik (VDE), garantindo uma reprodução de cores Micro RGB extremamente fiel, com tons controlados e mais próximos da realidade.
Neste modelo, a Samsung integra ainda a sua tecnologia proprietária Glare Free, concebida para reduzir reflexos e manter a nitidez, a cor e o contraste consistentes em diferentes condições de iluminação, assegurando uma experiência de visualização mais clara e estável. Ainda no que toca a novidades, o modelo Micro RGB TV (R95H) integra-se na linha de televisores da Samsung que será a primeira a introduzir a próxima geração de processamento HRD10+ conhecido como HRD10+ ADVANCED.
A nível de design o modelo Micro RGB TV (R95H) também se destaca com uma moldura extremamente fina e inspirada na linha Timeless Gallery introduzida em 2013, com um painel que pode ser encostado a uma parede ou suspenso numa segunda moldura externa minimalista.
Com presença na CES 2026, a nova televisão de grandes dimensões chegará ao mercado ainda este ano, certamente com um preço proporcional.
