Samsung substitui a aplicação de mensagens nos seus smartphones.
A sul-coreana Samsung é, atualmente, a maior fabricante mundial de smartphones, e muito se deve ao seu ecossistema bem implementado. Na verdade, é a única fabricante de smartphones que não depende de terceiros, já que fabrica praticamente todos os componentes necessários, e do lado do software conta com tudo o que é preciso.
No entanto, parece que a empresa está a dar um passo numa estranha direção, ao reformar a aplicação Samsung Messages em favor da altamente popular Google Mensagens nos seus próprios smartphones. A Samsung anunciou recentemente a mudança em favor da aplicação da Google, que provavelmente irá tornar-se a aplicação padrão nos smartphones da série Galaxy. A indiscrição chegou através da aplicação Samsung Members e relatada pelo nosso bem conhecido Max Weinbach, confirmando assim a passagem do bastão para a aplicação da Google.
Segundo o que foi afirmado no próprio comunicado de imprensa, a partir dos recentes Samsung Galaxy Z Flip6 e Galaxy Fold6 (e modelos futuros, obviamente), a aplicação Samsung Messages deixará de chegar pré-instalada no sistema operativo, dando assim espaço total para a Google Mensagens.
A publicação acrescenta ainda que ainda existe a possibilidade de os utilizadores descarregarem a aplicação Samsung Messages diretamente da Galaxy Store sem problemas, embora alguns recursos sejam a partir de agora exclusivos. Contudo, de momento nenhuma informação adicional foi divulgada a esse respeito.
Uma das características mais distintivas entre as duas aplicações de mensagens consiste na gestão da compactação de imagens: enquanto a aplicação da Samsung permite o envio de fotos não compactadas, a aplicação da Google envolve forçosamente uma compactação significativa nas fotos.
Será o inicio do fim para a aplicação Samsung Messages?
A mudança parece dirigir-se atualmente apenas dispositivos dos EUA: vários utilizadores notaram como, dentro do Galaxy Z Flip6 e Fold6 do Canadá e da Europa, o Samsung Messages ainda continua a ser a aplicação padrão. Neste ponto, só nos resta aguardar por mais informações da Samsung, que temos a certeza que não tardarão a chegar nas próximas semanas.