Novo “Fold” aposta num design mais fino, melhor câmara e integração total com ferramentas inteligentes
A Samsung apresentou o Samsung Galaxy Z Fold7, o seu mais recente smartphone dobrável de grande formato. O novo equipamento combina um design mais leve com uma estrutura reforçada, novidades inteligentes e um ecrã interno maior, adaptado a tarefas de produtividade e utilização multimodal.
O Galaxy Z Fold7 mantém a aposta numa experiência de smartphone que funciona como ferramenta de trabalho e entretenimento, com um ecrã externo mais largo e um ecrã principal de 8 polegadas, agora com mais 11% de área útil face ao modelo anterior. O painel Dynamic AMOLED 2X oferece até 2.600 nits de brilho e suporte para Vision Booster, garantindo boa visibilidade mesmo sob luz intensa.
Com 215 gramas, é mais leve que o Galaxy S25 Ultra, mantendo uma espessura de apenas 8,9 mm quando dobrado. A durabilidade também foi reforçada, com a dobradiça Armor FlexHinge redesenhada para reduzir vincos, e a moldura em Advanced Armor Aluminum promete maior resistência a impactos. O ecrã exterior passa a contar com vidro cerâmico Corning Gorilla Glass Ceramic 2, enquanto o ecrã principal incorpora uma nova camada em titânio e um vidro UTG mais espesso, aumentando a robustez geral.
O desempenho é garantido pelo processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy, com melhorias nas componentes inteligentes, gráficos e CPU. A nova NPU oferece 41% melhor processamento do que na geração anterior, otimizando tarefas como edição de imagens, tradução em tempo real ou respostas por voz contextuais diretamente no dispositivo.
O sistema de câmara também foi revisto, ao introduzir uma câmara traseira principal de 200 MP, com melhorias significativas em fotografia noturna e vídeo. A IA trata automaticamente da iluminação, nitidez e contraste, enquanto a funcionalidade Nightography em vídeo permite captar imagens com maior definição em movimento. Suporta ainda HDR de 10-bit, que garante maior profundidade de cor e detalhe.
No ecrã principal, é possível utilizar o Assistente de Fotografia para remover elementos, ajustar ângulos e preencher fundo. A ferramenta Suggest Erases identifica automaticamente pessoas ou objetos em segundo plano, permitindo removê-los com um toque. E a par disso, o Apagador de Áudio foi atualizado para detetar e remover ruídos de fundo em vídeos.
A nova versão da interface One UI 8 foi otimizada para ecrãs grandes, permite tirar partido das novas capacidades inteligentes de forma mais fluída e intuitiva. Com suporte para Gemini Live, Circle to Search e AI Results View, o Galaxy Z Fold7 adapta-se à forma como o utilizador escreve, fala ou interage com imagens. Destaca-se ainda a funcionalidade Multi Window permite agora arrastar conteúdos gerados por IA entre aplicações ou janelas abertas.
No que toca a novidades de segurança, o Galaxy Z Fold7 inclui Knox Enhanced Encrypted Protection (KEEP), que isola os dados sensíveis por aplicação. Já o sistema Knox Matrix foi também melhorado, oferecendo deteção de ameaças entre dispositivos e encriptação pós-quântica para ligações Wi-Fi públicas, como parte da estratégia de proteção de dados da marca.
O Galaxy Z Fold7 estará disponível para pré-venda a partir de 9 de julho, com lançamento marcado para, nas cores Azul Escuro, Cinzento Escuro, Preto Noturno e Menta (exclusivo online), com preço a começar nos 2269,90€.