Os recursos Galaxy AI da Samsung serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis.
A Samsung revelou há instantes que está a disponibilizar o One UI 6.1, a sua interface mais recente, para os dispositivos das séries Galaxy S22, Galaxy Z Flip4, Galaxy Z Fold4 e Tab S8. A empresa disse que a atualização em questão conta com o Galaxy AI, a sua inteligência artificial, que assim fica disponível em dispositivos mais antigos.
Para quem não sabe, o Galaxy AI chega com muitos recursos interessantes, incluindo Circle to Search, Chat Assist, Interpreter, Live Translate, Note Assist, Transcript Assist, Browning Assist, Generative Edit, Edit Suggestion e AI-Generated Wallpaper. Com o recurso Live Translate, podem obter traduções instantâneas de voz e texto nas chamadas telefónicas, enquanto o Chat Assist permite enviar mensagens a utilizadores em outros idiomas e, ao mesmo tempo, ajustar o tom da mensagem. A empresa coreana disse que esses dois recursos podem ajudar a superar a lacuna de comunicação com outras pessoas, para que viajar para o exterior não seja algo assustador.
Outro recurso importante que a atualização traz é o Circle to Search, que permite que circulem um objeto no ecrã do telefone para realizar uma pesquisa no Google sobre isso mesmo. Este recurso estará disponível para dispositivos ainda mais antigos, como nos das séries Galaxy S21, Galaxy Z Flip3 e Galaxy Z Fold3.
Galaxy AI para mais equipamentos da Samsung
É bom ver que a Samsung está a dar alguma atenção aos seus dispositivos mais antigos. Muitos analistas estão a prever que os chips dedicados à Inteligência Artificial serão incluídos nos próximos telefones para que possam executar grandes modelos de linguagem localmente, mas permitir que dispositivos mais antigos executem IA não é um dado adquirido. A este respeito, parece que a Samsung está um pouco voltada para o futuro.
Uma coisa interessante a notar é que a Samsung diz: “Os recursos Galaxy AI da Samsung serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis”. Não está claro se eles se tornarão recursos pagos, permanecerão gratuitos ou serão descartados após 2025.