A vida começa a ficar complicada para os funcionários da empresa sul-coreana.
Se tivermos em consideração ao que está a ser avançado pela Reuters, a Samsung Electronics está a planear grandes cortes nos seus postos de trabalho, um pouco por todo o mundo. Segundo a informação disponibilizada, obtida através de diversas fontes, cerca de 30% da sua força de trabalho em diversos departamentos terão como destino o olho da rua.
Ao que consta, os sul-coreanos deverão reduzir o pessoal de vendas e marketing em cerca de 15% e o pessoal administrativo em até 30%, algo que deverá acontecer, no máximo, até ao final do ano. Isso significa que milhares de postos de trabalho em todo o mundo serão afetados por estas reduções.
Não está claro quantos funcionários serão despedidos e quais os países e áreas de negócios mais afetados. Quando questionada, a Samsung Electronics falou em rotinas e justifica-se com uma melhoria na eficiência. Os cortes de empregos de cerca de 30% estão relacionados aos funcionários de vendas na China, mas, de momento, não se sabe se haverá cortes de empregos na própria Coreia do Sul.
Samsung Electronics prepara grandes mudanças
A Samsung está a enfrentar uma pressão crescente uma vez que o seu negócio dos chips está a recuperar mais lentamente do que os seus concorrentes e a concorrência na indústria dos smartphones, como a Apple e a Huawei, entre outras, também é cada vez mais feroz.
Uma fonte da Reuters explica os cortes de empregos como uma preparação para a desaceleração da procura global por produtos tecnológicos à medida que a economia global abranda. Outros ainda dizem que a medida visa reduzir custos para melhorar o balanço.