A tecnológica sul-coreana garante que as ferramentas inteligentes integradas por defeito nos dispositivos Galaxy não terão qualquer custo no futuro.
Depois de muita especulação, a Samsung esclareceu finalmente a sua política de preços para as funcionalidades Galaxy AI, confirmando que todas as ferramentas inteligentes integradas por defeito nos seus smartphones vão manter-se gratuitas. A revelação foi feita durante uma apresentação técnica prévia ao recente Galaxy Unpacked, colocando assim um ponto final nas dúvidas em torno da possível introdução de um modelo de subscrição já em 2025.
Desde o lançamento da gama Galaxy S24, que a Samsung tem vindo a reforçar a aposta na inteligência artificial enquanto um elemento central da experiência Galaxy, com funcionalidades como Live Translate, Note Assist, Audio Eraser ou Zoom Nightography. Estas ferramentas estiveram sempre disponíveis sem custos adicionais, mas a marca limitava-se a garantir essa gratuidade até ao final de 2025. O silêncio da empresa e a linguagem ambígua da comunicação oficial alimentaram muitas incertezas quanto ao futuro, incluindo a hipótese de uma transição para um modelo pago.
Com a chegada dos novos Galaxy Z Fold7 e Galaxy Z Flip7, equipados com uma nova geração de hardware e a interface One UI 8, a Samsung decidiu assim clarificar a sua posição. Em declarações ao portal Android Police, a marca assegura que todas as funcionalidades Galaxy AI “disponíveis por defeito no telemóvel” serão gratuitas de forma permanente.
Apesar de não avançar com mais detalhes, não está colocada de parte a possibilidade de um modelo híbrido, ou seja, o lançamento de uma suite de ferramentas pagas, com funcionalidades futuras, mais exigentes, que não se encontrem pré-instaladas nos dispositivos. Esta abordagem já é seguida por outras marcas, como a Google, que aplica diferentes níveis de acesso aos seus serviços Gemini, com planos gratuitos e pagos. Para já, nos novos equipamentos da Samsung, até as funcionalidades potenciadas por Gemini permanecem acessíveis sem custos, incluindo o Gemini Live, integrado no ecrã exterior do Galaxy Z Flip7.
A estratégia agora assumida pela Samsung visa garantir estabilidade e confiança para os utilizadores que adotaram ou ponderam adotar os novos modelos Galaxy com inteligência artificial integrada. Os novos dispositivos dobráveis da marca apostam, por exemplo, fortemente na inteligência artificial como parte da rotina diária dos utilizadores, seja para comunicação, fotografia, produtividade ou personalização — e a clarificação da Samsung assim serve para reforçar essa promessa de valor sem custos adicionais inesperados.