A empresa sul-coreana anunciou uma série de funcionalidades baseadas em inteligência artificial para as suas televisões.
Durante a CES 2025, a Samsung revelou detalhes sobre o Vision AI, prometendo melhorar o uso de televisores ligados, integrando funcionalidades de inteligência artificial semelhantes às dos seus smartphones. O objetivo é tornar as Smart TVs mais intuitivas, adaptáveis e autónomas, ao mesmo tempo que melhora a experiência do utilizador.
Vision AI em TVs Samsung com diversas funções
O Vision AI será integrado em toda a gama de TVs Samsung, incluindo os modelos Neo QLED, OLED, QLED e The Frame. O objetivo é simplificar as tarefas diárias, personalizar o entretenimento e ajustar recursos com base nas preferências do utilizador. A Samsung destaca vários novas funcionalidades:
- Click to Search: um recurso semelhante ao “Circle to Search” do Android, que permite obter informações instantaneamente sobre o que é exibido no ecrã.
- Tradução em tempo real: um modelo de tradução integrado que fornece legendas em tempo real em diferentes idiomas.
- Papéis de parede generativos: os utilizadores podem escolher papéis de parede personalizados e transformar a sua TV num ecrã dinâmico.
- Visão geral da casa: alertas de segurança doméstica em tempo real e atualizações diárias para garantir uma melhor gestão doméstica.
- Cuidados com animais de estimação e familiares: ajuda a monitorizar o comportamento de crianças e idosos, além de ajustar a iluminação do ambiente quando uma criança adormece, por exemplo.
O Vision AI da Samsung também promete melhorar a experiência sonora e visual, ao analisar o conteúdo em tempo real para ajustar a imagem e o som, proporcionando assim uma qualidade ideal a cada situação. Para além disso, a colaboração com a Microsoft e a Google abrirá caminho para a integração de ferramentas como o Microsoft Copilot AI para ainda mais TVs e monitores conectados.