Samsung anuncia o One UI 7 (Android 15) com nova estratégia

- Publicidade -

Só depois do lançamento do Galaxy S25 é que o Android 15 chegará a outros equipamentos da Samsung.

Nas últimas horas, a Samsung realizou em San Jose, Califórnia, nos Estados Unidos, a sua conferência anual para programadores, onde falou oficialmente sobre a One UI 7, a próxima grande atualização para os dispositivos Galaxy e que é baseada no Android 15, mencionando também um prazo para o lançamento das versões beta e estáveis.

Quem esperava poder experimentar a versão estável da One UI 7 ainda este ano, possivelmente pouco depois do lançamento do Android 15 para os smartphones da Google, previsto para chegar este mês, ficará desiludido. A Samsung confirmou que a versão beta da próxima atualização estará disponível até ao final do ano para programadores, enquanto a versão estável só deverá chegar em 2025.

A One UI 7 fará a sua estreia no próximo ano juntamente com os Samsung Galaxy S25, que serão os primeiros dispositivos da marca sul-coreana a integrar a nova interface. Esta será, posteriormente, disponibilizada nas semanas seguintes para os Galaxy S24 e outros dispositivos compatíveis, através de uma atualização.

Embora a Samsung não tenha explicado os motivos do adiamento do lançamento da versão estável da One UI 7 para 2025, podemos especular que essa decisão se deve à magnitude desta atualização. A One UI 7, baseada no Android 15, será a maior atualização para os dispositivos Galaxy dos últimos anos, apresentando um redesenho completo da interface e numerosas novas funcionalidades que enriquecerão a experiência do utilizador.

A relevância da atualização é ainda mais evidente pelo facto da Samsung ter decidido que, a partir de 2025, utilizará o termo One UI para referir-se a todas as experiências de software do seu ecossistema, que atualmente apresenta diferentes nomes conforme o dispositivo. Por exemplo, nas Smart TVs é conhecida como Tizen.

A gigante coreana confirmou que o One UI 7 vai-se concentrar em três elementos de design principais:

  • Simplicidade: a interface procura uma simplicidade intencional.
  • Incisividade: a interface tem como objetivo criar um novo traço distintivo.
  • Emotividade: os novos efeitos de desfoque e as alterações na interface visam gerar uma resposta emocional positiva nos utilizadores.

Nos últimos dias, já surgiram alguns rumores a falar sobre a nova atualização, que contará com animações e reatividade melhoradas, novos ícones de sistema completamente redesenhados e uma pesquisa baseada em inteligência artificial na aplicação Galeria.

Nas próximas semanas, teremos finalmente a oportunidade de experimentar o novo One UI 7 quando a versão beta for lançada. Infelizmente, a versão estável ainda exigirá alguma espera, mas acreditamos que o tempo adicional para o seu desenvolvimento trará ótimos resultados.

Se estiverem curiosos para assistir à conferência que aconteceu na noite passada, podem consultar o vídeo que deixamos acima e saltar diretamente para a parte onde se fala no One UI 7, que é no minuto 52.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados