Dois smartphones da série Galaxy A e dois tablets da série Galaxy Tab estão agora a receber as novidades disponibilizadas pelo Android 15.
Apesar de críticas recentes à Samsung por falhas de otimização na sua mais recente versão da One UI — especialmente após o lançamento público do Android 15 por parte da Google, a marca sul-coreana parece ter recuperado o ritmo e está a conduzir um dos ciclos de atualizações mais rápidos da sua história recente.
Recentemente, a empresa lançou oficialmente o One UI 7, baseado no Android 15, para quatro dispositivos distintos. O mais impressionante? Nenhum deles pertence às gamas premium como os Galaxy S, Z Fold ou Z Flip, e são modelos de gama média.
Um desses equipamentos é o Galaxy A25, que apresentado no final de 2023 com o modesto processador Exynos 1280. Lançado originalmente com o Android 14, o equipamento está agora a iniciar o seu percurso com o Android 15, com três grandes atualizações de sistema ainda garantidas. Este modelo económico, disponível também em mercados como os de Portugal, começou por receber a nova versão na Coreia do Sul, sendo expectável que a disponibilização se alargue em breve à Europa e posteriormente a outros territórios ocidentais.
Outro dispositivo incluído neste novo ciclo é o Galaxy A73, um modelo de gama média-alta da linha Galaxy A, lançado na primavera de 2022 com Android 12. Equipado com o processador Snapdragon 778, este smartphone está agora a receber a sua terceira grande atualização do sistema, o que o coloca numa trajetória que garante, no máximo, mais uma atualização até ao final do seu ciclo de suporte, previsto para meados de 2026.
Os outros 2 equipamentos que foram também presenteados com a nova versão do sistema operativo, são os Galaxy Tab Active 5 e o Galaxy Tab S6 Lite. Dois tablets de gama média, que em breve executarão o One UI 7.0.