Samsung pretende acabar com os botões físicos nos smartphones

- Publicidade -

Os smartphones estão em constante evolução e uma nova patente poderá mostrar um dos próximos passos.

Está mais do que sabido que a inovação chama clientes e, atualmente, o hardware dos smartphones não aparenta ter nada de novo para oferecer, uma vez que a grande prioridade parece estar na inteligência artificial. É verdade que, ao longo dos anos, temos assistido a diversas mudanças no hardware, como o aumento de tamanho, maior potência dos componentes, sensores integrados sob o ecrã e até os ecrãs dobráveis, mas atualmente não temos nada que pareça chamar a atenção. Agora, a Samsung parece estar a trabalhar numa verdadeira revolução que a permitirá eliminar os botões físicos dos seus smartphones… em favor de botões virtuais.

Pelas imagens disponibilizadas e que ilustram este artigo, a Samsung está aparentemente a trabalhar numa patente que elimina os tradicionais botões físicos dos smartphones. Hoje, muita coisa é gerida virtualmente, mas (mesmo que poucas) alguns botões físicos continuem indispensáveis. É o caso do botão ON/OFF e dos de ajuste de volume (e em alguns casos também da tecla de função para iniciar rapidamente o assistente pessoal ou outras funções).

A inovação em que a Samsung está a trabalhar tem várias implicações a considerar. Por um lado, existe obviamente, a possibilidade de haver maior liberdade a nível estético, especialmente nos designs de smartphones, mas por outro lado há também uma série de considerações técnicas. Os botões físicos estão sujeitos a desgastes, falhas e muitas vezes é extremamente difícil prevê-los em dispositivos dobráveis ​​com ecrãs curvos. A patente da Samsung vai justamente nessa direção ao introduzir sensores totalmente virtuais que podem ser ativados ao pressionar o dedo. Um pouco como o que já acontece hoje com o sensor de impressão digital quando está integrado no ecrã.

Samsung

A particularidade da inovação em que a Samsung está a trabalhar também está ligada ao funcionamento destes botões virtuais. Na verdade, parece que também podem funcionar de forma eficaz em ecrãs curvos, pois é possível inserir estes sensores não apenas numa superfície plana do smartphone. Esses sensores são muito sensíveis, capazes de detetar diferentes níveis de pressão e evitar, como acontece com os botões físicos, pressões acidentais que possam comprometer a experiência de uso do smartphone.

Na patente da empresa sul-coreana podemos ver diversos botões virtuais, cada um projetado para executar as funções principais. Obviamente existe o botão de Ligar/Desligar, os de ajuste de volume, o sensor de reconhecimento de impressão digital e o de função (PSA-2), que pode ser personalizado para iniciar uma aplicação ou qualquer função específica.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados