Alteração nos cartões de embarque da Ryanair leva ANAC a impor condições claras

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Com a transição da Ryanair para cartões de embarque digitais, a ANAC quer certificar-se de que nenhum passageiro fica impedido de embarcar ou sujeito a taxas indevidas.

No passado dia 12 de novembro, a Ryanair deixou de disponibilizar a opção de descarregar e imprimir cartões de embarque em papel. A solução? Os passageiros têm agora de utilizar exclusivamente o cartão digital gerado na aplicação myRyanair durante o check-in para embarcar.

Esta alteração, já adotada por cerca de 80% dos mais de 207 milhões de passageiros anuais da companhia, faz parte da estratégia da Ryanair para tornar o processo de viagem mais rápido, eficiente e sustentável. Além de eliminar o uso de papel, a aplicação oferece novas funcionalidades, entre as quais se incluem o acesso a informações em tempo real sobre o voo, notificações imediatas em caso de perturbações operacionais, opções alternativas de voos em situações de cancelamento ou atraso e a possibilidade de consultar todos os documentos de viagem num único local.

Perante esta mudança, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) esclareceu o que está previsto e quais as garantias exigidas à transportadora. A ANAC analisou tanto os dados publicados pela transportadora como um conjunto de explicações adicionais solicitadas diretamente à companhia, com o objetivo de identificar eventuais dificuldades para determinados passageiros. Da informação recolhida resulta que a Ryanair garante manter os direitos de todos os viajantes, incluindo aqueles com mobilidade reduzida, deficiência ou que não utilizem dispositivos móveis. A transportadora indica ainda que não pretende cobrar qualquer taxa de reemissão a quem já tenha concluído o check-in online.

Ainda assim, a ANAC notificou a companhia irlandesa de que deve evitar qualquer prática que possa impedir o acesso ao voo de passageiros com reserva válida e check-in efectuado, mesmo que não apresentem um cartão de embarque em formato digital. A Autoridade reforçou também que não é admissível impor pagamentos obrigatórios pela emissão de um cartão de embarque em papel.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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