Na segunda metade de 2017, a indústria do cinema ficou manchada pelas denúncias e acusações feitas a figuras importantes e a atores e diretores que, até esse momento, eram bastante acarinhadas pelo público.
Já é rara a semana que não surja a notícia de mais uma figura desmascarada. Os fãs de cinema e outras áreas artísticas começam agora a ficar preocupados com o comportamento dos seus ídolos, tanto que, por vezes, alguns dos seus trabalhos perdem o brilho que tinham ou sejam interpretados de uma forma diferente e mais assustadora.
Com esta dificuldade de separar o autor da obra, e de modo a fazer refletir e consciencializar o público, foi criada a ferramenta Rotten Apples, onde os curiosos podem escrever o nome do filme ou série de televisão que pretendem para, nesse instante, ficarem a saber se alguém da produção tem um lado sinistro ou foi acusado de comportamentos questionáveis.
Ao escolher o filme, é-nos dado um simples resultado de frescura ou podridão com um pequeno contexto de qualquer relação com as pessoas associadas.
A ferramenta é recente e pode não ser 100% fidedigna, mas está em constante atualização e já inclui o registo de casos recentes, onde, por exemplo, quase todos os filmes produzidos por Harvey Weinstein, estão manchados.