Bandidos do Cante levam o Alentejo ao topo do Festival da Canção 2026 com “Rosa”. Segue-se a meia-final da Eurovisão, a decorrer na Áustria.
Foi com uma canção de raiz alentejana, mas com alma contemporânea, que os Bandidos do Cante venceram o Festival da Canção 2026. “Rosa” foi a escolha da noite de sábado, numa final que juntou 10 canções e que combinou, em partes iguais, o voto do público com o veredito de um júri regional.
O quinteto natural de Beja – composto por Miguel Costa, Duarte Farias, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Francisco Pestana – tem no Cante Alentejano a sua matéria-prima. A tradição vocal que a UNESCO reconheceu em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade surge na sua música revestida de uma sonoridade pop, numa fusão que a noite de sábado validou tanto nas bancadas como nos votos dos especialistas.
O júri foi organizado por regiões, com representantes do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Cada painel regional contou com um porta-voz e dois elementos, num total de 21 votantes distribuídos por todo o país, entre músicos e figuras ligadas à criação musical portuguesa.
Na final estiveram também André Amaro, Dinis Mota, EVAYA, Gonçalo Gomes, João Ribeiro – tinha levado a melhor na preferência do júri regional com o tema “Canção do Querer”, Marquise, Nunca Mates o Mandarim, Sandrino e Silvana Peres.
Foto: RTP
