A “Xbox Portátil” torna-se realidade com uma colaboração, para já, exclusiva com a ASUS ROG. Têm lançamento no final do ano.
A Microsoft e a ASUS revelaram, finalmente, em conjunto, dois novos dispositivos portáteis pensados para jogos, os ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X, que servirão efetivamente como consolas Xbox portáteis com lançamento previsto a época festiva de 2025. Estes modelos representam uma colaboração direta entre as duas marcas, alicerçada no conceito da linha de dispositivos ROG Ally, que chegaram para competir com a Steam Deck da Valve. A grande diferença nos novos modelos será a sua integração mais profunda no ecossistema Xbox (baseado em Windows) e uma proposta desenhada para responder tanto a quem procura uma entrada acessível no universo portátil de jogos como a quem exige níveis mais elevados de desempenho.
Ambos os modelos correm Windows 11 Home e estão desenhados para permitir jogar de forma nativa, em cloud via Xbox Cloud Gaming, ou remotamente através de ligação a uma consola Xbox. A característica desta plataforma garante uma compatibilidade com bibliotecas de jogos de múltiplas plataformas, incluindo o Xbox Game Pass, mas também lojas como a Steam, Battle.net, Epic Games Store e outras, possibilitando o acesso a jogos de diferentes géneros e exigências técnicas. E porque são efetivamente computadores portáteis, os novos dispositivos suportam injeção de mods em jogos, aplicações de comunicação como o Discord, e funcionalidades transversais do ecossistema Xbox como conquistas, progresso partilhado e multi-jogador sincronizado.
Uma das novidades introduzidas com estes modelos é o Xbox Full Screen Experience, uma interface otimizada para dispositivos portáteis, que reduz processos de fundo no arranque e atribui mais recursos ao desempenho de jogos. Esta experiência inclui uma biblioteca unificada que agrega jogos instalados em diferentes lojas para PC e possibilita aceder rapidamente a jogos comprados numa consola Xbox, num PC, ou até através do serviço em nuvem, com os dados de progresso sincronizados. A Microsoft e a ASUS prometem ainda que títulos mais exigentes em termos gráficos e de processamento — como jogos de ação com cenários complexos e sistemas de física avançada, aventuras em mundo aberto com cenários vastos e interação narrativa, ou produções com elevado detalhe visual e suporte para mods — poderão ser jogados diretamente nestes dispositivos, sem depender de streaming.
Ambos os modelos partilham características. Ambos estão equipados com um ecrã de 7 polegadas Full HD com taxa de atualização a 120Hz, suporte para FreeSync Premium, vidro Corning Gorilla Glass Victus com revestimento DXC anti-reflexo, e estrutura com pegas ergonómicas inspiradas nos comandos sem fios da Xbox. Incluem botões ABXY, direcionais, gatilhos e botões de ombro, dois analógicos de tamanho completo, botões dedicados para biblioteca, menu, centro de comandos e funcionalidades de acessibilidade, para além de vibração háptica e sensor de movimento de 6 eixos. Ambos suportam ligação sem fios via Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.4.
No caso do modelo ROG Xbox Ally, esta solução aposta num equilíbrio entre desempenho e portabilidade, vindo equipado com o processador AMD Ryzen Z2 A, 16 GB de memória RAM LPDDR5X-6400 e 512 GB de armazenamento SSD M.2 2280 – com possibilidade de atualização por módulos maiores. O equipamento conta ainda com uma bateria de 60Wh, pesa 670 gramas e inclui uma base de apoio e carregador de 65W.
Já o ROG Xbox Ally X posiciona-se como um modelo de gama superior, com destaque a um desempenho mais avançado, integrando o processador AMD Ryzen AI Z2 Extreme, 24 GB de memória RAM LPDDR5X-8000 e 1 TB de armazenamento SSD M.2 2280. Os gatilhos neste modelo têm impulsos integrados, proporcionando uma resposta mais imersiva em jogos que utilizam esse tipo de feedback, como corridas ou shooters. A sua bateria é de 80Wh, garantindo sessões mais longas longe da tomada, e o peso sobe ligeiramente para 715 gramas.
No que toca a ligações, o modelo Ally base oferece duas portas USB 3.2 Gen 2 Type-C com suporte para DisplayPort 2.1 e Power Delivery 3.0, uma entrada para cartões microSD UHS-II e uma saída áudio combinada de 3,5 mm. Já o modelo Ally X inclui uma porta USB4 Type-C, compatível com Thunderbolt 4, para além das restantes portas também presentes no modelo base, assegurando maior flexibilidade na ligação a periféricos ou ecrãs externos.
Especificações técnicas
ROG Xbox Ally
- Sistema operativo: Windows 11 Home
- Processador: AMD Ryzen Z2 A
- Memória: 16GB LPDDR5X-6400
- Armazenamento: 512GB SSD M.2 2280 (expansível)
- Ecrã: 7” IPS FHD (1080p), 120Hz, 500 nits, FreeSync Premium, Gorilla Glass Victus com tratamento anti-reflexo
- Portas:
- 2x USB 3.2 Gen 2 Type-C com DisplayPort 2.1 e Power Delivery 3.0
- 1x leitor microSD UHS-II
- 1x jack áudio 3.5mm
- Rede: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4
- Peso: 670g
- Dimensões: 290,8 x 121,5 x 50,7 mm
- Bateria: 60Wh
- Inclui: Carregador 65W e base de apoio
ROG Xbox Ally X
- Sistema operativo: Windows 11 Home
- Processador: AMD Ryzen AI Z2 Extreme
- Memória: 24GB LPDDR5X-8000
- Armazenamento: 1TB SSD M.2 2280 (expansível)
- Ecrã: 7” IPS FHD (1080p), 120Hz, 500 nits, FreeSync Premium, Gorilla Glass Victus com tratamento anti-reflexo
- Portas:
- 1x USB4 Type-C com DisplayPort 2.1, Power Delivery 3.0 e compatibilidade Thunderbolt 4
- 1x USB 3.2 Gen 2 Type-C com DisplayPort 2.1 e Power Delivery 3.0
- 1x leitor microSD UHS-II (UHS-I com DDR200)
- 1x jack áudio 3.5mm
- Rede: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4
- Peso: 715g
- Dimensões: 290,8 x 121,5 x 50,7 mm
- Bateria: 80Wh
- Inclui: Carregador 65W e base de apoio
O sistema operativo foi otimizado também para interação direta com comandos, dispensando rato ou teclado. A nova Game Bar oferece controlo centralizado sobre bibliotecas, definições, aplicações e amigos, estando integrada com o Armoury Crate da ASUS para ajustes rápidos a nível de desempenho e personalização dos controlos. Tanto a barra de tarefas como o ecrã de bloqueio foram adaptados para facilitar o uso com botões e analógicos.
A Microsoft confirmou ainda que a Roblox será o primeiro jogo a ter uma versão nativa otimizada para os dois dispositivos, estando igualmente a desenvolver com estúdios um sistema de identificação de jogos que tenham sido otimizados especificamente para este tipo de hardware – um pouco à semelhança do que já acontece com a Steam Deck da Valve. Para novos utilizadores, será possível aceder ao Game Pass sem custos adicionais durante um período inicial, que permite aceder à biblioteca de jogos do serviço, que a Microsoft afirma ter compatibilidade completa com estes dispositivos.
O ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X serão lançados durante a época festiva em mercados como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Japão, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros, com mais regiões a receberem os dispositivos posteriormente. O preço de venda ainda não foi anunciado.