Rock Band 4 vai ser retirado das lojas digitais a 5 de outubro

- Publicidade -

O jogo musical da Harmonix comemora dez anos com a remoção das versões digitais devido ao fim das licenças da banda sonora.

Rock Band 4 vai deixar de estar disponível para compra digital na PlayStation Store e Microsoft Store já no dia 5 de outubro. A decisão surge com o término dos contratos de licenciamento da banda sonora principal, coincidindo com o décimo aniversário do jogo, lançado originalmente para PlayStation 4 e Xbox One em 2015.

Quem já possui Rock Band 4 não será afetado por esta retirada das lojas, e continuará a poder transferir o jogo e os conteúdos adicionais em qualquer consola compatível. Em comunicado através do Discord, o community manager da Harmonix, Kyle Wynn, confirmou que os DLC vão também ser retirados progressivamente, à medida que completarem dez anos desde o respetivo lançamento, mas todos os que foram comprados permanecem associados às bibliotecas dos jogadores.

O fim da distribuição digital do jogo não apanha a comunidade totalmente de surpresa. Em janeiro de 2024, a Harmonix tinha já terminado o suporte a novos conteúdos para Rock Band 4, encerrando assim quase uma década de atualizações semanais com novas músicas.

A decisão acontece num momento em que o estúdio, adquirido pela Epic Games em 2021, está focado no desenvolvimento de experiências musicais dentro de Fortnite. Desde 2023, a Harmonix é a responsável por Fortnite Festival, um modo dedicado à música que tem sido descrito como sucessor espiritual de Rock Band. Este modo introduziu no início de 2025 multi-jogador local em consolas, recuperando a experiência de “banda no sofá” que tornou Rock Band popular durante a geração da Xbox 360 e da PlayStation 3 e é compatível até com vários periféricos e comandos adaptados à experiência musical

Rock Band 4 foi o último título da série principal, fechando um ciclo iniciado em 2007. Ao longo dos anos recebeu centenas de músicas em formato digital, construiu uma comunidade fiel e ajudou a cimentar o género dos jogos rítmicos com instrumentos dedicados. Com a remoção iminente, resta agora apenas a circulação de cópias físicas e o legado a ser continuado dentro do ecossistema Fortnite.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados