A Revolut abriu uma sucursal em Portugal e começará a atribuir IBANs com prefixo PT a alguns dos seus clientes a partir de agosto.
A Revolut iniciou formalmente operações com uma sucursal em Portugal e prepara-se para disponibilizar, a partir de agosto, IBANs com prefixo nacional a uma parte dos seus utilizadores. A medida marca uma nova fase de consolidação da empresa no mercado português, onde conta já com mais de 1,8 milhões de clientes.
A introdução do IBAN português será feita de forma gradual, começando com uma pequena percentagem de novos clientes a partir do próximo mês de agosto. Estes novos utilizadores deixarão de ter contas identificadas por um IBAN lituano (com prefixo LT) e passarão a dispor de um número iniciado por PT50. A funcionalidade será posteriormente alargada, de forma faseada, aos utilizadores já existentes.
Com esta mudança, os serviços bancários prestados pelo Revolut Bank UAB a contas elegíveis começarão a ser transferidos para a nova sucursal portuguesa, que ficará sob supervisão direta do Banco de Portugal. Apesar da transição, os depósitos continuarão a estar protegidos até ao limite de 100.000€, ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos da Lituânia.
Enquanto a empresa ajusta e amplia a operação local, é expectável que muitos clientes ainda tenham de aguardar algum tempo até poderem aceder ao IBAN português. A empresa sublinha, no entanto, que essa será uma etapa inevitável à medida que a entidade portuguesa ganhe tração.
Para a Revolut, esta mudança representa um marco no seu percurso em Portugal. A instituição sublinha que a atribuição de IBANs nacionais facilitará uma série de operações do dia-a-dia, como o pagamento de serviços, o recebimento de salários ou a entrega de declarações fiscais, aproximando a aplicação das funcionalidades de um banco tradicional.
A empresa reforça também que, com o novo IBAN, os débitos diretos de salários e facturas mensais serão mais simples e eficientes. Esta funcionalidade junta-se ao conjunto alargado de serviços já oferecidos pela aplicação, que incluem desde opções de investimento e gestão de orçamentos até pacotes de viagens e experiências personalizadas.
Nos últimos meses, a Revolut introduziu ainda novos serviços no mercado português, como a possibilidade de utilização de eSIMs e pacotes de dados móveis internacionais. A funcionalidade permite aos clientes aceder à internet durante viagens, sem custos de roaming inesperados.
A ambição, diz, é clara: integrar o top três da banca em Portugal nos próximos anos, mantendo o ritmo de crescimento registado – só em 2024, a Revolut conquistou meio milhão de novos utilizadores no país.