Requalificação do Nó de Infias vai reduzir congestionamento e melhorar mobilidade em Braga

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Com um investimento de 11,3 milhões de euros, a requalificação do Nó de Infias vai melhorar a mobilidade em Braga, reduzir sinistralidade e diminuir emissões poluentes.

Foi assinado esta semana o contrato para a intervenção no Nó de Infias, em Braga, que vai reformular a ligação entre a EN101 e a EN14, duas das principais vias de acesso inter-regional e nacional.

Com esta obra, prevê-se uma melhoria significativa nas acessibilidades à cidade e aos concelhos vizinhos, garantindo maior fluidez do tráfego e reduzindo os níveis de sinistralidade. Os benefícios esperados estendem-se além da circulação automóvel, abrangendo impactos positivos na qualidade de vida da população, na competitividade da economia local e no ambiente, designadamente através da diminuição das emissões poluentes e da redução do ruído.

O Nó de Infias, localizado na confluência da Variante EN101/EN201 com a Variante EN14, é atualmente um dos pontos de maior congestionamento rodoviário em Braga. A reformulação contempla novos ramos de ligação direta entre os principais eixos, alterações nos acessos provenientes do centro da cidade e da Avenida do Cávado, bem como melhorias nos percursos pedonais. O projeto integra ainda trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e intervenções em estruturas de suporte.

A empreitada representa um investimento de 11,3 milhões de euros e terá um prazo de execução de 660 dias. Esta intervenção insere-se num plano mais amplo da Infraestruturas de Portugal, que tem em curso cerca de 190 empreitadas rodoviárias e ferroviárias, correspondentes a um investimento global estimado em 2.400 milhões de euros.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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