CEO do GitHub renuncia o cargo e plataforma perde a independência da Microsoft

- Publicidade -

Jay Parikh será o novo líder do GitHub que passa a ser integrado pela equipa CoreAI, da Microsoft.

A Microsoft anunciou uma profunda reestruturação da popular plataforma GitHub, que passará a integrar a sua equipa CoreAI. Esta decisão resulta na sequência da saída de Thomas Dohmke do cargo de CEO, responsável que liderou a plataforma durante quase quatro anos e que deixará as suas funções no final de 2025, para “regressar ao espírito empreendedor” e explorar novos projetos fora da Microsoft e do GitHub, como afirma na sua publicação de despedida.

Adquirido pela Microsoft em 2018 por 7,5 mil milhões de dólares, o GitHub manteve, até agora, uma gestão relativamente independente. Com estas alterações na plataforma, essa autonomia chega agora ao fim, com a decisão da Microsoft de não nomear um novo CEO, entregando o Github a Jay Parikh, ex-Meta, responsável pela equipa da CoreAI, a divisão responsável pelo desenvolvimento de plataformas e ferramentas de inteligência artificial para a Microsoft e os seus clientes.

Ao anunciar a sua saída, Dohmke recorda e sublinha o crescimento contínuo da plataforma, que conta atualmente com mais de mil milhões de repositórios e bifurcações e uma comunidade superior a 150 milhões de programadores. O responsável destaca ainda o papel do GitHub Copilot, que descreveu como “a maior revolução no desenvolvimento de software desde o computador pessoal”. Dohmke vai permanecer até ao final de 2025 para assegurar uma transição estável, manifestando “profundo orgulho” pelo trabalho realizado, especialmente num modelo de funcionamento remoto.

As reações a esta reestruturação não caíram bem na comunidade, que não vê com bons olhos à invasão das funcionalidades inteligentes cada vez mais impostas pela Microsoft, e que já há uma semana também antevia por algo de negativo para breve quando Dohmke afirmou nas redes sociais que “ou abraçam a AI ou saltam fora desta carreira“.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados