O lançamento no mercado da sexta geração do Renault Clio está previsto para o último trimestre de 2025.
O Renault Clio mantém-se, há 35 anos, como um dos modelos mais emblemáticos da marca francesa e como referência no segmento B europeu. Desde a sua estreia em 1990, destacou-se por introduzir novos padrões de qualidade, design e equipamento entre os automóveis urbanos. Foi também pioneiro ao adotar um nome em vez de um número, rompendo com a tradição da Renault e inaugurando uma identidade distinta que se prolonga até hoje.
Cinco gerações depois, o Renault Clio continua a ser o automóvel francês mais vendido de sempre, com cerca de 17 milhões de unidades comercializadas em 120 países. Ao longo da sua história, deixou versões inesquecíveis, como a luxuosa Baccara, a Initiale Paris, o desportivo Williams ou o radical Clio V6, equipado com motor central traseiro. Mais recentemente, a aposta na eletrificação trouxe a variante híbrida E-Tech, que conquistou um público fiel. O sucesso do modelo valeu-lhe, por duas vezes, o título de Carro do Ano na Europa, em 1991 e 2006. Em Portugal, ultrapassou as 500.000 unidades vendidas em 2023, consolidando a sua posição no mercado nacional.
No primeiro semestre de 2025, o Renault Clio voltou a liderar as vendas na Europa, confirmando o peso que continua a ter no setor automóvel. Agora, a sexta geração, que o Echo Boomer foi conhecer em primeira mão num evento de revelação mundial que aconteceu no início deste mês em Paris, apresenta-se totalmente renovada, tanto no estilo como nas motorizações e no interior, aproximando-se ainda mais dos segmentos superiores em termos de tecnologia e qualidade.
As proporções do novo modelo cresceram face à geração anterior, com 4,12 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,45 metros de altura. A dianteira exibe uma nova assinatura luminosa, a grelha foi redesenhada e o emblema da Renault surge em destaque. Detalhes como os vedantes de vidros ocultos reforçam a limpeza estética do conjunto. Entre as diferentes versões disponíveis, destaca-se a Esprit Alpine, que acrescenta elementos de design exclusivos e acabamentos específicos.
Quanto às motorizações, a principal novidade é o sistema híbrido full hybrid E-Tech de 160 cv, que combina maior potência com consumos reduzidos. Apresenta emissões médias de 89 g/km de CO2 e um consumo misto de 3,9 l/100 km, podendo circular em modo elétrico até 80% do tempo no ambiente urbano. A gama inclui ainda alternativas a gasolina e a GPL, como o ECO-G de 120 cv, agora com depósito de 50 litros, capaz de proporcionar uma autonomia superior a 1.400 quilómetros, ou o TCe de 115 cv, disponível com caixa manual ou automática EDC.
O interior também foi redesenhado para oferecer maior qualidade percebida e aposta na utilização de materiais reciclados. A digitalização do habitáculo é evidente com a introdução do sistema multimédia OpenR Link, com serviços Google integrados, associado a dois ecrãs de 10 polegadas. Opcionalmente, é possível equipar o modelo com um sistema de som Harman Kardon de 410W.
No campo da segurança e da assistência à condução, o novo Renault Clio dispõe de até 29 sistemas diferentes, entre os quais se destacam o cruise control adaptativo, a câmara de visão 360 graus e várias ajudas de última geração. Cada versão oferece níveis distintos de equipamento, indo da Evolution, já bastante completa, até à Esprit Alpine, que combina acabamentos em Alcantara, carregamento sem fios, jantes exclusivas e sistemas de segurança mais avançados.
O lançamento no mercado está previsto para o último trimestre de 2025.