A candidatura “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões”, no valor de quase 5 milhões de euros, foi aprovada pelo Centro 2020.
A região Viseu Dão Lafões vai lançar um sistema público que, numa primeira fase, conta com mais de 100 bicicletas partilhadas, estando prevista, numa segunda fase, a disponibilização de mais velocípedes para os cidadãos da região. Esta iniciativa resulta da aposta da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na mobilidade suave e é uma das medidas que constam do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, cuja candidatura foi aprovada no âmbito do programa operacional Centro 2020.
Promovida pela CIM, a candidatura “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões” prevê a execução de vários projetos conjuntos, a executar entre esta comunidade e as autarquias que a compõem. Entre esses projetos, destaca-se precisamente o Sistema Público de Bicicletas Partilhadas, que chegará aos municípios e será executado pela CIM. Está prevista a disponibilização aos munícipes de mais de uma centena de bicicletas, com uma distribuição suportada por 37 estações e 235 docas de estacionamento. Referência ainda para o projeto de criação de 36 quilómetros de novas ciclovias e vias pedonais, no perímetro urbano dos municípios, a executar pelas autarquias.
O PAMUS contempla ainda, também a executar pela CIM, a implementação de uma Plataforma de Mobilidade de suporte à operação e gestão da mobilidade no território, incluindo os transportes públicos e transporte flexível, assim como a integração de todas as soluções de mobilidade do território, numa aplicação móvel destinada ao cidadão.
O investimento elegível da candidatura “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões – Projeto Intermunicipal de Promoção da Mobilidade Urbana Multimodal Sustentável” ascende a 4,98 milhões de euros e beneficiará de uma comparticipação de 4,23 milhões proveniente de fundos comunitários.