Para os utilizadores brasileiro nada muda… pelo menos por enquanto.
A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, revelou que os seus escritórios no Brasil serão encerrados em breve. Isso acontece a meio de uma tempestade entre a rede social e o juiz do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
A rede social X disse que foi forçada a tomar essa decisão para “proteger a segurança” da sua equipa no local. Os responsáveis garantiram que o juiz Alexandre de Moraes “ameaçou de prisão o nosso representante legal no Brasil” em caso de incumprimento do que a rede social chamou de decisões de “censura”, destinadas a bloquear determinados conteúdos.
“A decisão de encerrar os escritórios do X no Brasil foi difícil”, declarou Elon Musk, dono da rede social. “Mas se tivéssemos aceite a censura secreta (ilegal) e as exigências de transferência de informações privadas de Alexandre de Moraes, não teríamos conseguido explicar as nossas ações sem vergonha”.
Alexandre de Moraes “é uma vergonha para a justiça” e “deve ir”, acrescentou sobre aquele que já tinha sido descrito no passado como “ditador”, referiu Musk.
Em nome do combate à desinformação, nos últimos anos o magistrado ordenou o bloqueio das contas de figuras influentes dos movimentos ultraconservadores brasileiros. E isto em particular desde as tentativas dos apoiantes de Jair Bolsonaro de desacreditar o sistema de votação eletrónica durante a eleição presidencial vencida por Luiz Inácio Lula da Silva.
Rede Social X afasta-se fisicamente do Brasil
Em abril, a rede social X admitiu que utilizadores de diversas contas bloqueadas conseguiram contornar essas restrições, algo que não agradou ao juiz.
E agora, o que acontece aos utilizadores brasileiros dessa rede social? Nada de especial, uma vez que podem continuar a utilizar a sua plataforma como o fizeram até aos dias de hoje, somente não poderão contar com a sua representação em solo brasileiro.