Mas para todos os utilizadores provavelmente só em 2025.
A Microsoft anunciou que o Recall, um recurso baseado em Inteligência Artificial que tira regularmente capturas de ecrã do PC para ajudar a encontrar conteúdo, será lançado no próximo mês de outubro em equipamentos com o Windows 11. Numa primeira fase, a funcionalidade estará disponível para os participantes beta, ou seja, membros do Windows Insiders.
E tal como já havíamos revelado, o Recall tira regularmente capturas de ecrã daquilo que estão a fazer no vosso computador. Os utilizadores podem, então, pedir ao Windows esta ou aquela informação sobre algo que viram há alguns dias, semanas ou meses. Aí, a IA da Microsoft irá lembrar-se os elementos de cada captura de ecrã, que assim consegue dar uma resposta precisa.
A IA deveria ter ficado disponível no passado mês de junho noc PCs Copilot+, mas a Microsoft decidiu adiar o lançamento desta funcionalidade após uma controvérsia. Embora o Recall opere no local e não através da nuvem, os investigadores de segurança notaram que a base de dados do mesmo não é criptografado. E assim, os hackers poderiam tentar aceder ao mesmo e recolher muitas informações, algumas das quais poderiam ser confidenciais.
A Microsoft indica agora que haverá melhorias e, entre as mesmas, uma base de dados criptografada. Aí, a IA será opt-in, ou seja, o utilizador terá que ativá-la caso a queira utilizar. Até agora, a Microsoft queria ativar o Recall por padrão para todos os utilizadores, mas agora será necessário ativar e autenticar através do Windows Hello.
Numa primeira fase, o Recall será exclusivo para os utilizadores do Windows Insiders
O facto de a função chegar para testes a partir de outubro sugere que pode não estar disponível para todos os utilizadores este ano. Provavelmente teremos que esperar até 2025 para sermos elegíveis.