Plug-and-Play, design simplista e uma ótima qualidade de captura, são os ingredientes que tornam o Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition numa ótima escolha para quem procura criar conteúdos no seu PC.
O Razer Seiren V3 Chroma é um dos microfones profissionais mais recentes da popular marca de periféricos, que se apresenta cheio de tecnologias de ponta por 149,99€. Após uma série de iterações, a Razer parece ter encontrado o design com que se sente mais confiante, naquela que parece ser uma revisão do modelo anterior, o Seiren V2, já com um aspeto arredondado em forma de comprimido gigante – fálico até – reminiscente do aspeto old-school de microfones de rádio de mesa antigos.
Disponível em três cores, Rosa Quartzo, Preto e Branco, a unidade que a Razer graciosamente nos cedeu foi a de tons de rosa, o Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition, uma cor agradável, em textura mate, que cobre todo o corpo em plástico de alta qualidade, assim como o seu suporte sólido em liga metálica onde podemos ajustar facilmente o ângulo do microfone. É um design simplista e elegante. E esta cor dirigida mais a um público com alguma sensibilidade estética, pode ser extremamente bem combinada com outros periféricos da Razer, sejam na mesma cor ou em branco. Porque o look , de facto, importa.
Simplicidade existe também na sua interface, apenas com um botão sensível ao toque na parte superior – para colocar facilmente em mute ou alterar o modo de iluminação com double tap – e um controlador de entrada de volume na sua parte frontal. Já na traseira, encontramos a porta USB-C de ligação ao PC e uma porta de 3.5mm, para ligar um par de auscultadores com fio, para monitorização via passthrough.
Ainda no que toca a design e aspetos de interface, temos que falar da grelha do microfone que esconde todo um sistema e iluminação proprietário, o Razer Chroma RGB. A forma como este sistema icónico da marca atua é interessante, pois serve como indicador de estado – ficando vermelho em mute – e pode ser personalizado para uma série de efeitos coloridos, onde se inclui reação à voz capturada, através do software da Razer, o Razer Synapse. É claro que é apenas um aspeto meramente estético, de utilidade reduzida, mas muito bem-vindo, especialmente para criadores de conteúdo que dão a cara e mostram o seu setup durante transmissões e outros vídeos, onde podem, assim, entregar algum dinamismo visual aos seus conteúdos.
O formato do microfone apresenta também outra vantagem, suportando a captura de voz com alguma liberdade dependendo da sua posição, algo que pode ser útil para aqueles utilizadores mais “ativos”, que não conseguem estar constantemente de frente ao microfone, ou quietos durante a gravação. Bem sei, eu sou um deles.
A nível de especificações, o Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition é extremamente sólido e competitivo, com um sample rate de 96kHz, suporte de bit rate até 254 bit, tira partido de um microfone supercardioide, e conta com frequências de resposta entre os 20Hz e os 20kHz. Na prática, e num registo plug-and-play, o Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition satisfaz bastante na sua missão, capturando claramente a voz do utilizador de forma natural. Mas requer um ambiente igualmente preparado para que não haja captura de sons extra, como dos sons de teclado ou cliques de rato, ou até simples eco da acústica da sala. Ainda assim, faz um excelente trabalho a mitigar ruídos indesejados como o som de um computador ou de outras máquinas que possam estar nas proximidades.
Dadas as suas características e o suporte de software do Razer Synapse, o Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition é flexível na personalização da sua experiência, optando por diferente sample rates, ativação de High Pass Filter, usando equalizador de radio e até noise gates, entre outras opções úteis. Também no Razer Synapse, é possível personalizar os efeitos de cores e o tipo de reações.
O Razer Synapse apresenta-se como uma necessidade para tirar partido completo do Razer Seiren V3 Chroma Quartz. O que para mim é um pouco infeliz, por não gostar muito da experiência deste software, pela forma intrusiva com que atua no sistema. Felizmente, o Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition funciona extraordinariamente bem por defeito. Para além disso, pode também ser usado com softwares como o NVIDIA Broadcast, que faz um excelente trabalho no tratamento de som diretamente para qualquer gravação e produção.
Se há algo inegável no Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition que merece ser gabado é a sua simplicidade de utilização e a entrega de qualidade na captura de som de forma simples e casual, com resultado quase profissionais. O Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition é, sem dúvida alguma uma escolha bastante sólida e completa para quem estiver à procura de um microfone, seja para streaming, podcasting ou até simples chamadas pelo PC.
Podem ficar a conhecer mais sobre o Razer Seiren V3 Chroma Quartz Edition na sua página oficial, onde também o poderão comprar.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.