Razer Huntsman V3 X Tenkeyless

- Publicidade -

A entrada nos teclados com interruptores óticos surge com simplicidade e uma ótima satisfação de utilização.

Depois de me aventurar no mundo dos teclados 60% com o Razer Huntsman Mini, que me deixou extremamente satisfeito, foi altura de regressar ao mundo dos teclados com mais algumas teclas, não todas, com o Razer Huntsman V3 X Tenkeyless.

Continuando nesta família de teclados da Razer (a Hunstman), o Razer Huntsman V3 X Tenkeyless destaca-se por aquilo que define a dita família, o recurso a interruptores (switches) óticos da Razer. Neste modelo em particular, que é, para todos os efeitos, uma entrada de gama, a popular marca de periféricos optou pelos interruptores roxos “light and clicky”. Um formato que promete uma vida útil de 80 milhões de cliques e um desempenho superior à maioria dos teclados mecânicos, pois cada tecla opera com recurso a um pequeno laser que identifica os pontos de atuação de forma imediata, assim como a sua taxa de polling até 1000Hz.

Na prática, isto resulta numa deslocação mais precisa e controlada do toque de cada tecla com o ponto de reset igualmente rápido, perfeito para utilizadores de “gatilho rápido” como jogadores exigentes.

Ao longo da utilização do Razer Huntsman V3 X Tenkeyless, senti que este teclado é extremamente sólido, com as teclas extremamente bem fixas e uma satisfação de utilização soberba, resistente a toques acidentais e com distâncias de atuação mínimas, o que significa que não é necessário clicar até ao fundo para registar cada toque.

Tal como a descrição propõe, “light and clicky”, as teclas do Razer Huntsman V3 X Tenkeyless sentem-se leves, suaves até, e projetam um som de clique bastante agradável e mais silencioso do que aquilo a que estou habituado. É subtil, mas notório.

Parte desta experiência deve-se, obviamente, aos materiais de construção do Razer Huntsman V3 X Tenkeyless, com a sua base em alumínio escovado a conferir a robustez e o peso ideal para se manter fixo na secretária.

Conta também com um perfil e design minimalista, onde apenas o cabo fixo denuncia que estamos perante um produto entrada de gama, dentro dos teclados Razer Huntsman. Um olho mais desatento não o diria, pois o Razer Huntsman V3 X Tenkeyless faz-se sentir como um produto verdadeiramente premium.

Tal como no Razer Huntsman Mini, o segundo grande destaque do Razer Huntsman V3 X Tenkeyless é a falta de teclas. Um sacrifício “by design” para o utilizador que não pretende ter “muito teclado” na sua secretária. Neste caso, fica de fora todo o teclado numérico à direita, para que haja mais espaço nessa zona para o uso do rato.  Assim, apenas permanecem as teclas de controlo e direcionais, não afetando muito a experiência de utilização.

O Razer Huntsman V3 X Tenkeyless conta com uma série de ações secundárias com recurso ao botão FN, de onde se destacam ações multimédia, macros e controlo de iluminação.

E por falar em iluminação, temos que falar do Razer Synapse, que continua a ser o maior empecilho na experiência Razer, com uma instalação que afeta momentaneamente todos os softwares de outras marcas e com o qual me deparei com um reinício do computador inesperado ao ligar este teclado.

Felizmente, com o Razer Huntsman V3 X Tenkeyless, o uso do Razer Synapse não será muito necessário, dado que a sua função serve apenas para programar teclas e a iluminação, sem grande espaço de personalização ou afinação no que toca a desempenhos.

O Razer Huntsman V3 X Tenkeyless é, no fundo, um teclado simples e uma ótima porta para os teclados de alto desempenho. Com um pequeno sacrifício consciente na remoção de algumas teclas, não é nesse aspeto que irão poupar uns trocos comparativamente a outros teclados do género, mas é uma boa opção, especialmente se procuram algo com interruptores óticos e uma ótima satisfação de utilização. Podem ficar a conhecer melhor o Razer Huntsman V3 X Tenkeyless, na página oficial da Razer.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados