Razer Blackwidow V4 X – Fortnite Edition

- Publicidade -

Um dos melhores teclados da Razer apresenta-se vestido para combate, numa colaboração dedicada aos maiores fãs de Fortnite.

Fortnite nunca esteve tão popular e cheio de conteúdos como hoje. Por isso, é normal que se comece a ver a realidade do jogo a cruzar com a realidade… real. E nada melhor do que começar com periféricos para jogos, como já mencionámos aqui.

Na mais recente colaboração com a Razer, chamada Razer X Fortnite, a Epic Games pintou um dos teclados mecânicos mais populares da marca, tornando o Razer Blackwidow V4 X no Razer Blackwidow V4 X – Fortnite Edition, preparado para juntarem à vossa battlestation, juntamente com a gear das vossas personagens.

As primeiras impressões deste teclado conduzem-nos logo para o seu design visual, a sua decoração. A abordagem à estética gamer é atirada para o lado, dando primazia à linguagem visual da atual linha Blackwidow, mais moderna, simples e quase monolítica. Com essa base, temos uma decoração dedicada a Fortnite também ela pouco gritante, com pouco mais de três tons básicos, azuis, amarelos e pretos, com alguma iconografia e visuais inspirados no popular jogo da Epic Games.

No canto superior esquerdo temos a gravura do ícone desta linha de equipamentos “Battle bus”, na zona das teclas direcionais temos o icónico Lama e o logo do jogo, “grafitados” em amarelo, e na base inferior, horizontal com a barra de espaço, temos um padrão de listas amarelas e de fundo preto, como surgem nas caixas espalhadas pelo jogo. Ah, e claro, a maioria do corpo do teclado é pintado de azul escuro forte com acentos de azul claro, a darem o ar “gasto” falso ao equipamento. O que podia ser um design berrante e feio traduz-se, na verdade, num design bastante bem pensado e que evoca a natureza limitada desta edição, ao mesmo tempo que não destoa mesmo numa battlestation sem mais elementos decorativos.

Em cima desta decoração toda, temos o suporte do Razer Chroma RGB, que ajuda a apimentar a experiência colorida, especialmente se numa utilização casual usarem tons de branco ou azul claro, a emitir esse tom por baixo das key caps.

Passando para o teclado em si, o Razer Blackwidow V4 X – Fortnite Edition traz para cima da mesa o mesmo da experiência base do Razer Blackwidow V4 X, a versão mais acessível desta linha. Mas existem elementos de destaque, e até de crítica pessoal. Este novo modelo dedicado a Fortnite apresenta-se com Switches Mecânicos Amarelos da Razer, que se destacam por serem mais suaves e silenciosos que os mais comuns Switches Mecânicos Verdes da marca. Estes modelos de terceira geração distinguem-se pela sua longevidade de utilização, atingindo 100 milhões de cliques até degradarem, e contam com tempos de atuação mais rápidos que os convencionais, para aquelas ações mais espontâneas e imediatas.

Na prática, os valores das tabelas da Razer apenas se refletem na ergonomia e conforto tátil, que é bastante bom. As teclas são, de facto, suaves e mais silenciosas ao que estou habituado, mas em contrapartida sente-se uma ligeira resistência ao toque, obrigado a uma pressão mais confiante, que também evita os cliques acidentais.

Outro destaque do Razer Blackwidow V4 X é a sua fila de macros, com seis teclas multifunções. No fundo, é como uma simples Stream Deck agarrada ao teclado, com seis botões altamente personalizáveis para qualquer tipo de ação. A sua configuração via Razer Sinapse é simples e revelou-se extremamente útil para ações mais complexas em jogos, que requerem combinações de teclas que, às vezes, são mais difíceis de fazer rapidamente, assim como em alguns dos meus programas de edição. No entanto, o seu posicionamento lateral é estranho e muito pouco intuitivo nos primeiros dias de utilização. Por se encontrarem numa fila à esquerda do teclado, é como se todo o teclado andasse um pouco para a direita. Isto resultou em cliques acidentais em algumas dessas teclas quando pensava estar a usar as teclas de Tab, Shift ou Caps. Ou até mesmo na escrita, onde necessitei de reprogramar a minha memória muscular para escrever sem dar tantos erros.

De notar que, apesar de o Razer Blackwidow V4 X – Fortnite Edition estar disponível em PT-PT, para efeitos de análise usei uma unidade com layout US, que tornou a utilização do mesmo um pouco mais difícil do que gostaria. Apesar de não ser um aspeto de crítica ao teclado, fica a nota, caso o adquiram na loja oficial da Razer, que tenham em conta o modelo em questão.

Também interessante nesta solução da Razer é o uso de um Roller multifunções, para controlo de áudio e de multimédia, juntamente com teclas secundárias dedicadas, assim como o manuseamento do cabo não destacável, que pode ser colocado de três maneiras, dependendo da direçao para que queremos que o cabo se dirija.

O Razer Blackwidow V4 X – Fortnite Edition é, assim, uma edição especial do Razer Blackwidow V4 X apenas decorada com detalhes de Fortnite, dirigido aos maiores fãs do jogo da Epic Games, que levam consigo um ótimo teclado para jogadores exigentes e que casa na perfeição com os restantes periféricos desta coleção, que ainda recebem um Pickaxe Exclusivo Demon Skull para ostentar no jogo.

O Razer Blackwidow V4 X – Fortnite Edition está disponível por 199.99€ na loja oficial da Razer.

Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados