Ravasqueira recebe Certificação Nacional de Sustentabilidade no setor vitivinícola

- Publicidade -

As práticas sustentáveis da Ravasqueira abrangem toda a sua cadeia de produção.

A Ravasqueira foi recentemente reconhecida pelo Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) em parceria com a ViniPortugal. Esta certificação tem como objetivo promover práticas sustentáveis e garantir que as empresas do setor vitivinícola estejam alinhadas com os princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica, de acordo com as diretrizes do Pacto Ecológico Europeu e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Ravasqueira, que integra o grupo WineStone, viu este reconhecimento como uma confirmação do seu compromisso contínuo com a sustentabilidade ao longo de toda a sua cadeia produtiva. O processo de certificação incluiu uma auditoria independente que validou o cumprimento de elevados padrões em áreas como ambiente, sociedade e governação (ESG).

Além disso, o reconhecimento pelo Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade reflete o compromisso da WineStone em cumprir o Roteiro de Sustentabilidade do grupo, que é composto por 22 compromissos focados em três áreas fundamentais: as pessoas, o capital natural e a governação. Este compromisso abrange não só a Ravasqueira, no Alentejo, como também outras propriedades do grupo, como a Quinta de Pancas, em Lisboa, a Quinta do Retiro Novo e a Quinta do Côtto, no Douro, e o Paço de Teixeiró, na região dos vinhos verdes.

Com mais de 3.000 hectares de território, sendo 45 de vinha e rodeados por 600 hectares de montado, a Ravasqueira integra um ecossistema complexo e diversificado. Nos últimos anos, a empresa tem investido na adaptação e resiliência deste ecossistema, incluindo um estudo detalhado sobre o capital natural da sua área agrícola, que revelou a presença de 310 tipos de flora, 150 espécies de insetos, cerca de 50 espécies de aves, entre outras formas de vida.

As práticas sustentáveis da Ravasqueira abrangem toda a sua cadeia de produção. Entre as principais iniciativas, destaca-se a construção de uma unidade de produção de energia para autoconsumo, a monitorização da pegada carbónica e a transição para garrafas de vidro mais leves. A empresa também tem feito um acompanhamento rigoroso do consumo de água, tanto na vinha como na adega, e implementado várias ações de impacto social junto da comunidade de Arraiolos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados