Raspberry Pi lança sistema operativo baseado no Debian Trixie

- Publicidade -

O novo sistema introduz uma interface redesenhada, centro de controlo unificado e resolve um bug previsto para o ano 2038.

A Raspberry Pi Foundation anunciou uma atualização para o seu sistema operativo, agora assente no Debian Trixie. A versão introduz alterações visuais, novas ferramentas de gestão e melhorias técnicas estruturais, sendo apresentada como uma das maiores evoluções recentes da plataforma.

A alteração mais evidente está no ambiente de trabalho, que adota a fonte Nunito Sans Light em substituição da Piboto e novos papéis de parede, com destaque para uma imagem das Montanhas Drakensberg ao amanhecer. O design foi desenvolvido com apoio externo e pretende dar ao sistema uma aparência mais atual. Outra novidade é o Centro de Controlo, que concentra definições até agora dispersas, incluindo opções de aparência, dispositivos de entrada, ecrã, impressoras e configurações específicas do Raspberry Pi, e sistema passa ainda a suportar expansão modular através de plugins.

Atualização também resolve um conhecido bug que poderá afetar várias máquinas em 2038. Esse problema afeta sistemas que registam o tempo em valores guardados em 32 bits, limitados a datas até 19 de janeiro de 2038. A partir daí, o contador “dá a volta” e gera valores incorretos, interpretando o tempo como se estivesse a recuar para 1901. O novo sistema do Raspberry Pi passa a gerir o tempo em 64 bits, permitindo representar datas de forma segura durante milhares de milhões de anos. A aplicação Bookshelf também foi renovada, oferecendo acesso antecipado a novas publicações aos assinantes, antes da disponibilização gratuita.

A fundação recomenda a instalação limpa do sistema para quem queira experimentar o Debian Trixie, processo que pode ser feito através do Raspberry Pi Imager ou, no caso dos Raspberry Pi 5 e 500(+), diretamente no arranque mantendo a tecla Shift pressionada. No entanto, pacotes para acessórios como AI-HAT, TV-HAT ou Mathematica ainda não estão disponíveis, pelo que os utilizadores desses módulos devem manter a versão anterior, baseada no Debian Bookworm.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados