Raspberry Pi sofre novo aumento de preços devido à crise global de memória

- Publicidade -

Escalada nos custos da RAM leva a subidas que chegam aos 60 dólares por unidade.

A crise mundial no mercado de memória continua a fazer estragos e a Fundação Raspberry Pi voltou a ajustar os preços dos seus equipamentos. Depois de um primeiro aumento em dezembro de 2025, a instituição confirmou que, dentro de dois meses, os modelos Raspberry Pi 4 e 5 terão novos acréscimos, consequência direta da subida abrupta dos custos da RAM, que dispararam entre 300% e 400% desde o início de 2025.

As versões de 1GB mantêm o preço atual, mas todas as restantes ficam mais caras: mais 10 dólares para os modelos de 2GB, mais 15 dólares para os de 4GB, mais 30 dólares para os de 8GB e um aumento expressivo de 60 dólares para as variantes de 16GB. No caso do Raspberry Pi 5 de 16GB, o valor final em fevereiro de 2026 será de 205 dólares, um acréscimo total de 85 dólares face a novembro de 2025.

Também os Compute Modules e os Raspberry Pi 500 e 500+ serão afetados. O CEO Eben Upton garante, contudo, que os preços serão revistos em baixa assim que a cadeia de abastecimento estabilizar. A atual pressão sobre o mercado resulta sobretudo da procura massiva de RAM por parte de centros de dados dedicados à inteligência artificial, fenómeno que levou fabricantes como a Micron a reorientar a produção e até a descontinuar marcas históricas.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados