Entre as novidades de Praias com Qualidade de Ouro 2025 contam-se 13 zonas balneares estreantes, das quais oito são costeiras, duas interiores e três de transição.
A Quercus anunciou, no início da época balnear de 2025, a distinção de 425 zonas balneares com o galardão de Praia com Qualidade de Ouro. Este reconhecimento, atribuído há quase 15 anos, baseia-se exclusivamente na qualidade da água balnear, conforme os dados laboratoriais oficiais recolhidos pelas Administrações Regionais Hidrográficas.
Este ano, o número total de praias galardoadas aumentou em cinco face a 2024. Das 425 zonas balneares distinguidas, 363 são costeiras, 48 interiores e 14 de transição.
A região Tejo/Oeste volta a liderar em número de distinções (92), seguindo-se o Algarve com 84. O Algarve registou a maior subida relativamente ao ano anterior, com mais 15 galardões, enquanto que a Região Autónoma da Madeira obteve também um crescimento assinalável, com mais seis praias reconhecidas. Já o Alentejo registou uma subida de cinco praias, ao passo que os Açores viram quatro novas zonas balneares serem distinguidas.
Em contraste, a Região Norte registou uma descida expressiva, perdendo 13 praias face a 2024. Esta redução deveu-se, sobretudo, ao incumprimento de critérios relacionados com a qualidade da água na época balnear anterior, nomeadamente resultados laboratoriais fora dos parâmetros exigidos e episódios de contaminação microbiológica ocorridos em julho, que levaram à emissão de avisos de desaconselhamento da prática balnear pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Entre as novidades de 2025 contam-se 13 zonas balneares estreantes, das quais oito são costeiras, duas interiores e três de transição. Estão distribuídas pelas regiões do Alentejo (4), Açores (3), Madeira (3), Algarve (2) e Centro (1). Entre os locais agora reconhecidos encontram-se a Ponta da Ferraria (Ponta Delgada), a Marina de Portimão, a praia de Santiago (Funchal) e a zona balnear da Carriça (Oliveira de Frades).
No que diz respeito aos municípios com maior número de praias distinguidas, Vila Nova de Gaia lidera com 16, seguindo-se Almada e Albufeira (ambas com 15), Vila do Bispo (14), Matosinhos e Torres Vedras (ambas com 13).