São fantásticos!
Nunca ouviram falar na Queijaria da Caramuja? É normal. Afinal de contas, falamos de um projeto recente, com um ano com a atual gerência, e que está inserido num projeto de Turismo Rural. A Queijaria da Caramuja conta com um rebanho de 140 ovelhas da raça Serra da Estrela e cerca de 70 hectares, constituídos por pastagens permanentes e áreas de cultivo de forragens, olival e vinha, tudo em agricultura biológica. Portanto, tudo aqui tem qualidade.
Aliás, há reconhecimento disso. No ano passado, a Queijaria da Caramuja viu o seu Queijo de Cabra Conde de Vinhó ser eleito o Melhor Queijo de Portugal, na categoria de Cura Prolongada. Mas claro, a empresa não quis ficar por aqui.
Na edição deste ano da Feira Nacional de Agricultura, que decorreu de 8 a 16 de junho no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, a Queijaria da Caramuja aproveitou para lançar três novos produtos biológicos: Queijeta Bio, Kefir Bio e Queijo de Cabra Bio, todos da marca Conde de Vinhó. Dois deles, a Queijeta e o Kefir, são os primeiros produtos bio produzidos em Portugal.
Para Paulo Mota, que gere a Queijaria da Caramuja há cerca de um ano, reconhece que este período foi “uma época muita rica em termos de aprendizagens sobre a produção de queijo, mas também de procura e sempre com o objetivo principal de criar novos produtos”. Foi com isto em mente que surgiram a Queijeta Bio, Kefir Bio e Queijo de Cabra Bio, da marca Conde de Vinhó, todos eles produzidos em modo de produção biológica.
Os produtos estão à venda, para já, na própria queijaria, que se situa perto de Gouveia, mas em breve chegarão também a outras superfícies comerciais, nomeadamente a algumas lojas gourmet. Em breve chegará também o Queijo Serra da Estrela DOP em versão bio, ou não estivesse a queijaria localizada no coração da região produtora deste queijo.
“Recentemente lançámos também uns bombons de chocolate com recheio de queijo Serra da Estrela DOP e, além disso, na propriedade produzimos vinho e azeite, comercializados com a marca Caramuja ou Conde de Vinhó, ambos concebidos num modelo de produção biológica”, explica Paulo Mota, que pretende continuar a apostar em produtos diferenciadores e que seguem este modelo de produção.
A par dos produtos referidos, a queijaria produz vários tipos de queijo de ovelha e cabra, nomeadamente, queijo de cabra fresco, queijeta, queijos amanteigados e curados, e o ex-líbris queijo Serra da Estrela DOP. Para os mais curiosos, este espaço permite ainda, ao público em geral, visitas onde é possível ver todo o processo de fabrico do queijo Conde de Vinhó.