Quase 19 mil professores colocados nas escolas a um mês do arranque do ano letivo

- Publicidade -

DGAE divulga listas de colocação de professores 2025/2026. Quase 19 mil docentes colocados via mobilidade interna e contratação inicial.

A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) divulgou esta semana as listas definitivas de colocação de professores para o ano letivo 2025/2026, no âmbito dos concursos de mobilidade interna e contratação inicial. Estes concursos de docentes têm como finalidade preencher necessidades temporárias nas escolas públicas, abrangendo a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário.

O concurso de mobilidade interna foi aberto a professores de carreira em Quadro de Zona Pedagógica (QZP), a docentes de Quadro de Agrupamento ou Escola (QA/QE) sem componente letiva atribuída e a professores que solicitaram, de forma temporária, lecionar noutra escola ou agrupamento. Já o concurso de contratação inicial destinou-se a docentes sem colocação no concurso externo que procuravam contrato a termo.

De acordo com os dados agora publicados, 18.899 professores foram colocados nas escolas públicas a um mês do início das aulas. Deste total, 17.455 colocados por mobilidade interna e 1.444 por contratação inicial, num universo de 22.051 horários (completos e incompletos) colocados a concurso.

Na mobilidade interna, 14.304 docentes obtiveram horários completos e 3.151 horários incompletos. Entre estes, 752 pertencem a QA/QE sem componente letiva, 14.070 a QZP e 2.633 decidiram exercer funções docentes temporárias noutra escola ou agrupamento.

No caso da contratação inicial, 1.392 professores receberam horários completos, dos quais 326 renovam o contrato do ano letivo anterior.

As zonas do país com maior carência de professores receberam um reforço considerável: a região de Lisboa contou com 2.788 colocações, o Porto com 2.454, a Península de Setúbal com 1.436 e o Algarve com 981. Entre os grupos de recrutamento, destacam-se o 1.º ciclo do Ensino Básico com 4.846 colocações, a Educação Especial 1 com 1.502 e a disciplina de Português do 3.º ciclo e Ensino Secundário com 1.234 horários atribuídos.

Os docentes colocados através do concurso de mobilidade interna devem confirmar a aceitação da colocação na plataforma SIGRHE da DGAE nos dias 18 e 19 de agosto, apresentando-se nas respetivas escolas no primeiro dia útil de setembro.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados