A Qualcomm e a Google anunciam 8 anos de atualizações para o sistema Android

- Publicidade -

Estão prometidas 8 grandes atualizações do sistema operativo Android para os equipamentos que utilizarem os principais chips da Qualcomm.

É quase uma revolução para o sistema operativo do pequeno robô verde, com a Qualcomm a anunciar uma parceria com a Google para oferecer às fabricantes de dispositivos móveis a capacidade de fornecer suporte de até oito anos consecutivos de atualizações do sistema operativo Android e de segurança, começando já com o Snapdragon 8 Elite.

Através deste programa, as atualizações do sistema operativo Android e do kernel serão entregues sem exigir grandes alterações por parte das OEMs, graças a um processo de separação de código conhecido como “Project Treble“. O programa também inclui duas atualizações do Android Common Kernel (ACK) para garantir a segurança do dispositivo a longo prazo. Embora a atualização dos smartphones ainda dependa das fabricantes, a Qualcomm espera que isso reduza os custos para as OEMs e os incentive a oferecer suporte de software estendido. Contudo, vale a pena destacar que o suporte estendido logicamente incentiva a renovação tardia dos equipamentos, o que provavelmente levará certos fabricantes a não seguirem esta direção.

Os primeiros dispositivos a beneficiar desta iniciativa serão os smartphones equipados com o Snapdragon 8 Elite, lançados com o Android 15. O programa será alargado às próximas cinco gerações de SoCs, incluindo o Snapdragon 8 e 7, que serão lançados este ano, e como já era de esperar, os chipsets mais antigos não serão afetados por este programa.

A Google, começando com o Pixel 9, e a Samsung, começando com o Galaxy S25, já se comprometeram a oferecer 7 anos de atualizações do Android e de segurança. Resta agora saber se vão alargar para 8 anos as atualizações anunciadas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados