Qira. Novo “sistema de inteligência integrada” vai funcionar entre dispositivos Lenovo e Motorola

- Publicidade -

O Qira irá funcionar em segundo plano, compreendendo o contexto do utilizador e oferecendo suporte integrado entre diferentes dispositivos e aplicações.

A Lenovo revelou, na CES 2026, que decorreu na semana passada em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma novidade à qual chamou de Qira, apresentando-se como um sistema de inteligência integrada disponível em múltiplos dispositivos não só da Lenovo, mas também da Motorola. Este sistema funciona em segundo plano, compreende o contexto das tarefas do utilizador e permite, portanto, uma experiência contínua entre diferentes dispositivos.

O Qira funciona de forma consistente em PCs, tablets, smartphones, dispositivos vestíveis e outros equipamentos das marcas, podendo sugerir ações, reagir quando for solicitado pelo utilizador ou permanecer discreto. Pode ser ativado por comando de voz, tecla dedicada ou interação direta com um ícone persistente.

O sistema utiliza capacidades do próprio dispositivo, incluindo modos offline, para coordenar ações entre aplicações e equipamentos. O objetivo é reduzir a intervenção direta do utilizador, sendo que a perceção deste sistema é construída com base numa fusão de dados selecionados pelo utilizador, tais como interações, documentos e memórias, sempre com consentimento e foco na privacidade.

No entanto, e para que tudo isto realmente funcione, a Lenovo conta com a ajuda de diversas empresas para as capacidades do Qira, tais como a Microsoft para coordenação entre dispositivos Windows; a Stability AI para criação de imagens no PC; a Notion para integração segura de notas e documentos; a Perplexity para respostas contextualizadas e aprofundadas; e a Expedia para sugestões de viagens com transição direta para reservas.

O Qira será lançado primeiro em equipamentos Lenovo no primeiro trimestre de 2026, estendendo-se posteriormente aos smartphones Motorola, com atualizações automáticas para utilizadores da Lenovo AI Now e expansão gradual para outros dispositivos compatíveis.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados