Ultimea Apollo P40 – Um projetor Full HD que faz tudo o que promete

- Publicidade -

É fácil ficar desiludido com projetores que não custam largas centenas de euros. É fácil pensar que estamos a adquirir um produto que tem tudo para nos transformar a sala num verdadeiro cinema e, no fim, ficamos apenas com pouco mais que um pisa-papéis para ver os vídeos das férias. O Apollo P40, da Ultimea, é um projetor que faz tudo o que promete e um pouco mais, talvez uma das melhores experiências que podem ter com um produto dentro desta gama.

O Apollo P40, da Ultimea, chega com a resolução nativa de 1920 x 1080, um contraste de 15000:1 e brilho de 700 ANSI Lumens. Outras características incluem a possibilidade de ajustar o tamanho da área projetada (entre 50 a 100%), o que nos dá um tamanho de imagem entre as 35” e as 150”. O projetor conta ainda com ajuste da imagem para que esta fique sempre retangular, mesmo quando o projetor se encontra um pouco “torto”.

No áudio, o Apollo P40 conta com dois speakers de 5W e, na conectividade, conta com as seguintes características: USB 2.0 x2, HDMI, AV, Audio 3.5mm, Wi-Fi, Bluetooth e ainda um comando que permite controlar todo o projetor, incluindo a função de autofoco. Nas dimensões, o projetor tem um tamanho considerável, pesa quase três quilos e mede 265 × 265 × 105 mm.

Com estas características e a ser possível adquirir por pouco mais de 200€ no site da marca, o Apollo P40 tem tudo para ser uma aquisição que vale a pena. No entanto, como referi, é fácil ficar desiludido com equipamentos dentro desta gama. Será que o projetor da Ultimea cumpre aquilo que promete?

Experiência de utilização

Na caixa vão encontrar tudo o que precisam, desde o guia de utilização aos cabos HDMI e AV para que possam começar a usar o projetor sem grande dificuldade mal o recebem. Ao ligar o projetor, não só pela primeira vez, mas sempre que o fazem, o projetor vai medir a distância entre o equipamento e a parede e ajustar a imagem, focando e tendo a certeza que estão a ter a melhor experiência possível para a parede, ou superfície, que escolheram para ter a vossa imagem projetada. E sim, o sistema de ajuste da imagem funciona muito bem!

Os menus são simples de explorar, principalmente com ajuda do comando incluído, e rapidamente se percebe como é que conseguimos ajudar o brilho, contraste, tamanho da área projetada ou até configurar as ligações bluetooth ou WiFi.

A forma como escolhi usar o projetor foi através da ligação HDMI, ligando o mesmo a uma Apple TV, mas fiquei surpreendido pela positiva com a facilidade que o projetor tem em fazer a ligação a equipamentos iOS ou Android através de tecnologias sem fios… a minha primeira experiência com projetores não tinha sido a melhor. O Apollo P40 permite ainda ligar armazenamento USB para que possam ver os vossos vídeos de férias (cof cof), ouvir a vossa música ou até passar fotografias dos animais de estimação durante aquele jantar de família, que acontece uma vez por ano, onde até os primos mais afastados têm fotos para partilhar.

E sim, por esta altura já perceberam que este não é um projetor com Android TV. O Ultimea Apollo P40 traz instalado de origem um sistema operativo que, ainda que responda bem aos nossos comandos, é bastante básico nas suas funcionalidades, não permitindo instalar aplicações, por exemplo. Dito isto, a melhor forma de tirarem o máximo partido deste equipamento é mesmo se lhe ligarem um dispositivo externo, como fiz, ou transmitirem algo através do vosso smartphone.

De resto, na utilização do aparelho a única coisa que me deixou de pé atrás foi um zumbido constante, emitido da zona onde a fonte de energia está, que não para mesmo quando o Apollo P40 está desligado. A única forma de o parar é desligar o equipamento da corrente elétrica. O Echo Boomer contactou a marca, que indicou que o barulho, minimamente irritante, é normal e que não é razão para preocupação. Mas com o projetor no quarto, fica difícil de adormecer… Imaginem o que é ter um mosquito a voar por cima da vossa cabeça durante horas a fio. É isto.

O som que se podia esperar de dois speakers de 5W

Ultimea Apollo P40

O som que sai dos speakers do Apollo P40 não se compara a uma soundbar ou até a colunas bluetooth, mas a verdade é que, para o tamanho e preço do equipamento, é muito melhor do que aquilo que estava à espera.

Quando liguei o projetor pela primeira vez, já tinha em mente que precisava de arranjar colunas para conseguir usufruir das séries e filmes sem qualquer problema, mas, para efeitos de análise, decidi não o fazer e comecei a usar o Apollo sem qualquer tipo de equipamento de som. A surpresa foi imediata, as colunas internas conseguem reproduzir som com um volume considerável e, mesmo em condições com mais ruído (por exemplo, se usarem o projetor na rua), o som consegue ser claro sem necessidade de aumentar o volume para uma percentagem onde o som comece a ficar com alguma distorção.

Não há muito mais para dizer sobre o som que sai do Apollo P40, apenas que não precisam de se preocupar em comprar colunas para usar com o equipamento.

Qualidade de imagem

Com resolução nativa de 1920 x 1080, um contraste de 15000:1 e brilho de 700 ANSI Lumens, claro que o projetor se vai portar melhor em condições com menos luz ambiente, mas a verdade é que mesmo em condições exteriores a experiência foi aceitável. O jogo era o Newcastle x Brentford, para a Premier League, e a primeira parte foi vista dentro de casa – ainda havia muita luz na rua -, mas, com o avançar do jogo, o dia foi ficando cada vez mais escuro. Durante o intervalo, liguei o projetor no jardim, juntei-me com os amigos e a experiência foi fantástica! O som e a imagem corresponderam a 100% e conseguimos aproveitar um fim de tarde agradável enquanto víamos um jogo de futebol projetado numa das paredes exteriores da casa.

Experiência futebolística à parte, o projetor tem sido usado maioritariamente para ver filmes e séries em serviços de subscrição. A qualidade de imagem, com uma tela de cerca de 75”, é muito boa, conseguindo mostrar detalhes mesmo quando a cena é mais escura, mostrando que o contraste do aparelho está a um bom nível. Dentro de casa, durante o dia, desde que não exista luz a bater diretamente na superfície que estão a usar para projetar, também é possível assistir a conteúdo vídeo sem grandes problemas… claro que não vão ter a mesma qualidade que têm com uma TV (durante o dia) ou ao usar o projetor durante a noite, ou em divisões sem luz, mas a verdade é que o Apollo P40 se porta muito bem para a gama onde se insere.

Uma boa escolha para quem quer um projetor

Ultimea Apollo P40

Nunca pensei usar um projetor como meio para ver conteúdo multimédia, principalmente porque, sempre que olhava para projetores que sabia que não iam desiludir, o preço era proibitivo, mas isso mudou com a Ultimea e o seu Apollo P40. Por menos de 210€ (em promoções fáceis de encontrar), o projetor é aquilo que sempre quis ter: uma imagem gigante, com qualidade e sem ocupar o espaço que uma TV de 70+ polegadas ocupa. Quem quiser pode também encomendar através da Amazon DE.

Caso estejam no mercado para um projetor, mas não tenham a certeza se o devem fazer porque o preço pode ser impeditivo ou simplesmente porque não sabem se se vão adaptar, o Apollo P40 pode muito bem ser a solução: o investimento não é avultado para o caso de não se adaptarem e a qualidade de imagem é boa o suficiente para vos fazer querer ficar com ele sem se preocuparem em adquirir um produto de gama superior.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados