Project Astra ainda não tem data de lançamento.
A conferência anual do gigante das pesquisas abriu portas. Estamos, naturalmente, a falar do Google I/O 2024, e é verdade que esperávamos por muitos anúncios. Há pouco falamos aqui do Ask Photos, mas outra novidade surpreendente anunciada pela empresa é o Project Astra, que deverá, de facto, ser o futuro dos nossos smartphones. Trata-se de um assistente alimentado pela inteligência artificial Gemini com o qual o utilizador pode conversar e usar a câmara do seu smartphone para obter respostas sobre o que está à sua frente.
No vídeo de demonstração que foi partilhado, e que podemos assistir abaixo, vemos que o Project Astra é uma aplicação cuja interface principal é um visor. Uma pessoa a segurar um telefone aponta a câmara para diferentes partes de um escritório e diz: “Diz-me quando vires algo que faça barulho”. Quando um altifalante apareceu no ecrã, o Gemini respondeu: “Vejo um altifalante a emitir um som”. A pessoa que segura o telefone desenha então uma seta no ecrã em direção ao círculo superior do altifalante e diz: “Como se chama esta parte do altifalante?”, e a Inteligência Artificial rapidamente respondeu: “É o tweeter. Produz sons de alta frequência.”
Em seguida, a pessoa vai até um copo de giz de cera mais adiante na mesa e pergunta: “Dá-me uma aliteração criativa sobre esses giz de cera”, ao que recebe a resposta: “Os giz de cera criativos colorem alegremente. Eles certamente fazem criações coloridas”.
Project Astra é o futuro dos smartphones
O restante do vídeo mostra o Gemini com o Projeto Astra a identificar, e a explicar, partes do código num ecrã, a informar a pessoa em que bairro ela está com base na vista da sua janela. O mais impressionante é que o Astra conseguiu responder à pergunta “lembras-te onde viste os meus óculos?”, embora esses óculos estivessem completamente fora da armação e não tivessem sido relatados anteriormente. “Sim, eu lembro-me”, respondeu o Gemini, acrescentando: “Os óculos estavam sobre uma mesa, perto de uma maçã vermelha”.
Quando poderemos realmente utilizar um equivalente ao Project Astra? Infelizmente, a Google ainda não deu qualquer informação sobre uma possível data de lançamento.