Proibida a observação de golfinhos na entrada do Estuário do Sado durante agosto

- Publicidade -

Durante agosto, a observação de golfinhos e a circulação de embarcações na entrada do Estuário do Sado estarão limitadas, numa medida do ICNF para proteger a população residente de roazes.

Durante o mês de agosto, a entrada do Estuário do Sado será novamente sujeita a restrições à observação de golfinhos, numa medida implementada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Esta é já a terceira vez consecutiva que a proibição é aplicada, com o objetivo de minimizar os impactos da atividade humana sobre os cetáceos residentes.

Entre 1 e 31 de agosto, ficará interditada a presença de embarcações de recreio e marítimo-turísticas, bem como qualquer atividade de observação de golfinhos na zona de entrada do estuário. A interdição estende-se também ao período entre as 13h e as 15h, abrangendo tanto a área interior do estuário como a zona marinha adjacente.

A decisão tem por base as conclusões do Estudo de Reavaliação da Capacidade de Carga de Observação de Cetáceos no Estuário do Sado e zona marinha adjacente, realizado em 2022. O documento aponta a necessidade de adoptar medidas para proteger o grupo residente de roazes (Tursiops truncatus), atualmente composto por 25 indivíduos.

Apesar das restrições, a observação de cetáceos continuará a ser permitida fora dos locais e horários abrangidos por estas limitações. O principal objetivo das medidas é reduzir a perturbação provocada pelo aumento de tráfego marítimo durante o verão, garantindo maior liberdade de deslocação aos animais numa zona considerada essencial para a sua preservação.

Foto: Jan Van Uytvanck

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados