Programa Bom demais para deixar para trás, do Lidl, já evitou o desperdício de quase 7 milhões de produtos alimentares

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Com a aproximação do fim do prazo de validade, o Lidl aplica um desconto de 50% em vários produtos.

Quem costuma fazer compras numa loja Lidl certamente já terá reparado que existem produtos, numa secção específica, destacados com um selo verde, que é sinónimo de desconto. O projeto dá pelo nome de Bom demais para deixar para trás e foi lançado em abril de 2021 para promover a venda de produtos nos últimos dias de validade, através da redução do preço dos mesmos em 50%.

Com esta iniciativa, e envolvendo os clientes para a sensibilização de um consumo mais consciente, o Lidl evitou, em dois anos, que cerca de sete milhões de produtos fossem desperdiçados. Do total destes produtos, que estavam bons demais para serem deixados para trás, 36% correspondem a artigos de padaria; 25% a frescos; 33% a carnes e 6% dizem respeito a peixe. No caso do pão, em que 12 variedades integram projeto, por exemplo, os produtos do dia anterior são vendidos com 50% de desconto no dia seguinte.

Com uma abordagem inclusiva, o Bom demais para deixar para trás é uma medida que se enquadra na estratégia ativa do Lidl para a redução do desperdício alimentar, que aposta em:

  • Entrega diária de frutas, legumes e carne em todas as lojas, garantindo a máxima frescura dos produtos no ponto de venda, reduzindo ao máximo o tempo desde o produtor até à casa do cliente, e permitindo que os clientes Lidl possam disfrutar de produtos com a máxima qualidade e frescura, durante mais tempo;
  • A existência de um Responsável de Frescos, em todas as lojas, que tem a responsabilidade de salvaguardar a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade;
  • A venda a granel/unidose, que permite aos clientes Lidl escolherem exatamente a quantidade pretendida de produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo;
  • Gestão eficiente do inventário – O Lidl procura que as encomendas sejam ajustadas às necessidades de cada loja e dos clientes. Através de ferramentas de gestão, cada Chefe de Loja sabe exatamente as melhores quantidades a encomendar, evitando o excesso e o desperdício;
  • A Data Limite Lidl (DLL) – É uma data anterior à data de validade que permite aos clientes Lidl comprarem os produtos com o tempo suficiente para os consumirem em segurança e, assim, reduzirem o desperdício alimentar em casa. A venda de artigos com 30% de desconto, assinalados com um selo identificativo, ocorre quando os produtos estão em DLL (Data Limite Lidl), o que facilita a sua venda e evita o desperdício;
  • Projeto Realimenta – O ontributo para ajudar a diminuir o desperdício alimentar é também feito através do nosso projeto Realimenta, com doações alimentares, em parceria com 1145 instituições sociais de âmbito local, como Centros Sociais e/ou Paroquiais, Santas Casas da Misericórdia, delegações locais da Re-Food, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Cáritas e do Banco Alimentar. Em 2022, o Lidl Portugal doou, através deste projeto, quase 3700 toneladas de alimentos, que impactaram positivamente cerca de 197.500 beneficiários.
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