Além de ser mais ecológico e económico.
Foi no final de junho que começámos por ouvir falar no ECO Diesel, um novo combustível desenvolvido pela PRIO que prometia até menos 5% de consumo, até menos 18% de emissões e com 15% de energia renovável. E na altura, a empresa referia que ia ficar disponível muito em breve no mercado.
Entretanto, e já no passado mês de julho, a PRIO anunciou que o seu ECO Diesel já estava disponível em mais de 60 postos de abastecimento, tal como podem ver aqui. O que significa que muitos condutores já começaram a usufruir das vantagens do novo combustível.
Mas afinal, de onde vem o ECO Diesel? É precisamente isso que a PRIO explica num novo vídeo.
Para já, é um combustível “fruto da preocupação com o futuro do planeta e a promoção das energias renováveis para a mobilidade”, sendo “único no mercado” e simultaneamente “ECO-nómico e ECO-lógico”.
O ECO Diesel é feito com a nova tecnologia E2Tech e com 15% de energia renovável na sua composição, tendo sido criado de raiz nos laboratórios PRIO para dar mais quilómetros por depósito, mais anos de vida ao motor e mais proteção ao meio ambiente.
“O novo PRIO ECO Diesel foi criado, desde a sua primeira gota, para ser mais eficiente na combustão”, diz a empresa no vídeo. Isto significa uma redução de consumos de até 5% (com base em estudo do Condutor Português do Observatório ACP em comparação com a média de consumo do veículo mais vendido em Portugal na última década) ou aumento de autonomia de até mais de 650 quilómetros por ano, considerando os consumos médios em Portugal.
Além disso, o ECO Diesel ainda tem mais poder de limpeza de impurezas acumuladas e mais propriedades de proteção do motor. Ou seja, foi pensado para ajudar a eliminar as impurezas acumuladas no motor, reduzindo gastos com manutenção a médio-longo prazo.
Finalmente, e em comparação com o gasóleo tradicional, a PRIO diz ainda que o ECO Diesel apresenta até 18% de redução de emissões de gases com efeito de estufa no seu ciclo de vida – tanto na produção como na utilização do veículo. Por outras palavras, é mais amigo do motor, daí também se explicando o ganho de quilómetros.
Prio não uso nem o ar para encher os pneus…
Combustível fraco e tenho muito menor autonomia que os outros combustíveis existentes mais caros…
15l de Prio não chega perto de 10l BP ou Total.
NÃO SABE O QUE FALA.
Isto é tudo muito bom, mas na perda de potência dos veículos ninguém fala.
Já experimentei e notei uma perda de potência na ordem dos 20%.
Além de tudo isto ainda não sei quais foram os estragos que poderá ter causado.
A poluição ambiental reduziu etc, etc, mas se o meu carro tivesse avariado quem teria de pagar o arranjo e todas as despesas de oficina seria eu.
Obrigado pela ideia sustentável mas vou me manter pelo antigo Top-Diesel.