O Portugal de Lés-a-Lés Classic evento promete destacar-se pela sua vertente de celebração do motociclismo vintage, com especial atenção à valorização e partilha do património motociclista.
Estão abertas as inscrições para o 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic, um evento mototurístico que terá lugar de 8 a 11 de maio, promovido pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal. O evento, que visa reunir entusiastas de motos antigas, propõe uma experiência única de descoberta do país, com uma forte componente cultural e paisagística. Para além das conduções pelas estradas do norte de Portugal, os participantes terão a oportunidade de explorar a gastronomia local, visitar monumentos e coleções de motos históricas.
Destinado a motos com mais de 30 anos de idade ou cujas idades, somando a da moto e do motociclista, ultrapassem os 100 anos, o evento quer destacar-se pela sua vertente de celebração do motociclismo vintage, com especial atenção à valorização e partilha do património motociclista. A primeira edição do Portugal de Lés-a-Lés Classic segue o percurso tradicional dos eventos Lés-a-Lés, com partida marcada para Bragança, cidade que acolherá os participantes no dia 8 de maio para o check-in. A viagem arranca no dia seguinte e terá como destino final a cidade de Lamego, após três etapas, com distâncias entre os 150 e os 170 quilómetros.
Ao longo das etapas, as motos antigas estarão expostas nas cidades de passagem, permitindo à população local admirar e conhecer de perto as máquinas que fazem parte da história do motociclismo. Esta exposição será realizada em locais de destaque de cada cidade, proporcionando também aos motociclistas a oportunidade de interagir sobre as suas motos e trocar experiências.
A inscrição para o evento tem o custo de 270€ para os portadores do Cartão de Motociclista e inclui diversos serviços de apoio, como assistência mecânica e médica, transporte de bagagens e descontos em pneus Dunlop. Além disso, cada participante receberá uma t-shirt alusiva ao evento, um diploma de participação, um jantar de receção e o acompanhamento das etapas com o transporte de bagagens e assistência em percurso. Para garantir o seguimento correto da rota, os percursos das etapas estarão disponíveis em formato GPX, compatível com dispositivos GPS ou aplicações móveis.