Após os testes em Portugal, o comboio já percorreu mais de 8500 km em modo de hidrogénio.
O projeto europeu FCH2RAIL, que desenvolveu um comboio demonstrador bimodal com pilhas de combustível a hidrogénio, foi testado em Portugal.
Entre 3 e 6 de abril, o comboio H2 circulou na Linha do Minho entre as estações de Valença e Nine, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio a funcionar no país. Para a realização destes testes, a Infraestruturas de Portugal emitiu a Autorização Especial de Circulação em dezembro de 2023, estabelecendo as condições para a operação do comboio na rede ferroviária portuguesa durante a fase de testes. Os testes realizados em Portugal fazem parte da campanha de testes alargada iniciada em maio de 2023 na rede ferroviária espanhola.
O objetivo dos testes é avaliar o comportamento e a fiabilidade de todo o sistema de hidrogénio e bateria, bem como o sistema de gestão de energia desenvolvido. Através da realização de testes em diferentes linhas e itinerários, pretende-se demonstrar o potencial desta tecnologia como alternativa aos comboios a diesel, contribuindo assim para um sistema de transporte ferroviário mais limpo e sustentável.
Nesta fase dos testes, o projeto foi apoiado por outras empresas, como a Stellantis, que cedeu a utilização das suas instalações em Porriño (Pontevedra) para reabastecer o comboio durante a fase de testes em Portugal; a MEDWAY, que forneceu os maquinistas para a operação do comboio durante os testes em Portugal; e a Iberdrola, para o fornecimento de hidrogénio verde para os testes do comboio.
Após os testes em Portugal, o comboio já percorreu mais de 8500 km em modo de hidrogénio.
Foto de: CAF (CC BY-NC-ND 4.0)