Os fundos gerados através deste programa serão integralmente destinados à UNICEF, organização com a qual a Primark colabora a nível global.
A Primark introduziu em Portugal o seu Programa de Recolha de Têxteis, uma iniciativa destinada a facilitar a reciclagem de roupas e outros artigos têxteis. Este projeto, alinhado com os objetivos de sustentabilidade da marca, tem como foco principal incentivar os clientes a dar uma nova utilidade aos têxteis usados.
Já presente em países como o Reino Unido, Irlanda, Áustria, Alemanha e Países Baixos, o programa chega agora às 11 lojas da Primark em território português. Os clientes podem depositar peças de vestuário, calçado, acessórios e têxteis para o lar, como toalhas e lençóis, independentemente da marca ou do estado, nas caixas de recolha disponíveis nas lojas. Posteriormente, estes materiais são recolhidos e processados pelo parceiro de reciclagem Yellow Octopus, que assegura a sua reutilização ou reciclagem.
Os fundos gerados através deste programa serão integralmente destinados à UNICEF, organização com a qual a Primark colabora a nível global. Este apoio permitirá financiar iniciativas relacionadas com educação, saúde, acesso a água potável e higiene, bem como assistência em crises humanitárias para proteger crianças em situações de risco.
Recorde-se que, este ano, a Primark anunciou um investimento significativo de mais de 40 milhões de euros em Portugal, prevendo a abertura de quatro novas lojas em diferentes cidades e a ampliação da loja do Centro Colombo, em Lisboa. Em outubro, o Montijo foi a primeira localização a receber uma nova loja, com inaugurações previstas em breve em Guimarães, Viseu e Covilhã. Este plano de expansão aumentará o número total de lojas no país para 14, ampliará a área comercial em mais de 30% e criará mais de 500 novos postos de trabalho em todo o território nacional.