A Primaprix promete preços até 70% mais baixos nas nossas marcas preferidas e uma experiência de loja onde cada visita é uma descoberta.
Foi no passado mês de março que o Echo Boomer descobriu que a Primaprix, cadeia espanhola que é uma espécie de concorrente da NORMAL, ia, em breve, chegar a Portugal. E esse em breve é já este mês de maio, com três inaugurações.
As primeiras lojas da Primaprix em Portugal abrem na semana de 19 a 26 de maio. Por exemplo, sabemos exatamente onde ficará localizada a loja da Primaprix em Lisboa, bem como o dia de abertura. O espaço começará a funcionar a 21 de maio na Rua Pascoal de Melo 73D. Sobre as lojas de Guimarães e Porto é que ainda não temos informações sobre as respetivas datas de abertura, mas, assim que descobrirmos, logo informamos.
Com mais de 280 lojas na Europa, a Primaprix é, no fundo, uma loja outlet para marcas de grande consumo, assumindo-se como a “loja mais viral da Europa”. Em vez de operar com catálogos fixos e fornecedores constantes, a cadeia espanhola aposta num conceito de oportunidade – trazendo para as prateleiras portuguesas produtos de grandes marcas internacionais a preços significativamente mais baixos.
O segredo está na forma como abastece as suas lojas. A PrimaPrix percorre a Europa à procura de excedentes de stock, sobras de promoções sazonais – como o Natal, o verão ou eventos específicos -, lançamentos recentes que não cumpriram expectativas, alterações no design das embalagens ou produtos que, simplesmente, têm um preço mais competitivo noutros mercados. Esta estratégia permite à empresa garantir uma rotatividade constante e um leque surpreendente de produtos que dificilmente se encontra reunido num só local.
Contudo, esta dinâmica implica uma característica fundamental: a imprevisibilidade da oferta. Como a rotatividade é elevada e dependente de oportunidades pontuais, nem sempre é possível garantir que determinado artigo esteja disponível numa loja específica, ou que permaneça em stock durante muito tempo.
A marca opera exclusivamente em lojas físicas e não disponibiliza, para já, venda online. A descoberta é feita no local, sendo parte integrante da experiência de compra – quase como uma “caça ao tesouro”, onde se podem encontrar desde artigos de higiene e beleza, até alimentos e produtos de limpeza, todos com a chancela de marcas reconhecidas internacionalmente.
Embora a empresa reconheça que, pontualmente, certos artigos possam estar mais baratos noutros estabelecimentos, sublinha que o seu modelo garante, na maioria dos casos, poupanças reais. Para isso, recorre a dados de comparação de preços obtidos através de plataformas internacionais especializadas e comparadores online portugueses, assegurando que os preços praticados refletem, de facto, uma vantagem para o consumidor.