Preparados para o motor de pesquisa do ChatGPT? Está mesmo a chegar

- Publicidade -

OpenAI parece disposta a “estragar a festa” da conferência anual Google I/O com o lançamento do seu motor de pesquisa.

Há precisamente uma semana revelámos aqui que a OpenAI, a empresa por trás do famoso ChatGPT, estava a preparar um motor de pesquisa que, em breve, seria lançado para concorrer com a Google, Bing e alguns outros. No ocasião revelámos que a empresa teria adquirido o nome de domínio search.chatgpt.com, que até já se encontra ativo, mas atualmente apresenta uma mensagem de erro.

Agora, segundo informações da Reuters, a OpenAI poderá anunciar o seu motor de pesquisa na próxima segunda-feira, 13 de maio, pouco antes do início da conferência anual Google I/O. Este momento parece ter a intenção de maximizar o impacto desta revelação. Com este projeto ,a OpenAI não procura apenas captar a atenção do público e dos meios de comunicação, mas também introduzir uma solução de pesquisa avançada, e poderosa, que poderá desafiar a posição dominante da Google.

Esta nova oferta da OpenAI faz parte de um contexto mais amplo onde diversas empresas procuram inovar na investigação assistida por Inteligência Artificial. Por exemplo, a startup Perplexity, fundada por um ex-funcionário da empresa, já montou um motor de pesquisa que integra citações e imagens diretamente nos seus resultados de pesquisa. Isto promete ir ainda mais longe ao integrar respostas enriquecidas com citações de diversas fontes.

Por sua vez, a Google continua a aperfeiçoar as suas tecnologias, fazendo melhorias regulares nos seus modelos de inteligência artificial e no seu chatbot, o Gemini. A empresa também está a testar aquilo a que chama de experiência de pesquisa generativa. É uma nova abordagem de pesquisa que combina a geração de conteúdo de IA com resultados de pesquisa tradicionais para fornecer respostas mais abrangentes e contextuais aos utilizadores.

Está a chegar o motor de pesquisa baseado no ChatGPT

Confrontada com a ascensão destas novas tecnologias, a Google está até a considerar fazer com que algumas das suas inovações de pesquisa sejam compensadoras. A empresa intensifica assim a concorrência com a OpenAI, que já oferece funcionalidades avançadas aos seus utilizadores pagantes. O panorama dos motores de pesquisa está, portanto, à beira de uma transformação significativa com a chegada destas novas tecnologias de IA.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados