Valve vai vender a Steam Machine com um preço “de PC”

- Publicidade -

A Valve confirma que a sua Steam Machine não terá, definitivamente, o preço de uma consola.

Tal como trata a Steam Deck como um PC, a nova máquina para jogos da Valve, a Steam Machine, será vendida como um computador pessoal, a começar com o preço.

Revelada há duas semanas, como parte de um conjunto de novos dispositivos para jogos, dentro do mesmo ecossistema da Steam Deck, a Steam Machine tem servido de objeto de estudo pela comunidade, que tenta perceber não só o posicionamento da Valve numa indústria onde a linha em PCs e consolas é cada vez mais ténue, mas também qual é o seu valor enquanto máquina para jogos.

Sem um preço revelado, este estudo tem sido alimentado por especulações de um mercado onde o preço de componentes é cada vez mais volátil e por comparações diretas a computadores de médio-alto desempenho e até com as consolas de geração atual, como a PlayStation 5 e a Xbox Series X|S.

Mas de acordo com a Valve, como é denunciado na página oficial do equipamento, a Steam Machine é mesmo um PC e, como tal, os utilizadores deverão esperar por um preço ajustado à natureza de um PC com as suas características, colocando de parte a possibilidade de vermos um preço mais acessível e competitivo, quando comparado com as consolas que temos para as nossas salas.

Esta posição da Valve foi partilhada YouTuber SkillUp, após a resposta de um dos engenheiros da Valve, Pierre-Loup Griffais, após ser questionado pelo valor do equipamento e se iria custar algo semelhante ao que seria uma consola nova.

Não, está mais em linha com o que se esperaria do mercado de PCs atual. Obviamente, o nosso objetivo é que seja uma boa proposta para o nível de desempenho que oferece. E depois há funcionalidades que são realmente difíceis de conseguir quando se monta um PC de gaming por peças. Coisas como o formato compacto, o nível de ruído que alcançámos, ou melhor, a quase ausência dele, são muito impressionantes e estamos entusiasmados por as pessoas descobrirem o quão silenciosa esta máquina é. Mas também há elementos de integração como o HDMI CEC. O trabalho que fizemos no Bluetooth e no wireless, as quatro antenas, o design muito deliberado para garantir uma excelente experiência com quatro comandos Bluetooth,” comenta Pierre-Loup Griffais.

Griffais reafirma assim a visão da Valve para a Steam Machine, enquanto uma máquina preparada para os jogos do seu ecossistema, mas desenhada com componentes, adaptados, como os que encontramos em PCs comuns e, por essa razão, com perspetivas de um preço de PC.

Num segmento que começa a ganhar cada vez mais agentes como os mini-pcs de secretária, preparados para tarefas exigentes, desenvolvimento de IA e até para jogos, é assim possível especular sobre o preço da Steam Machine. E se essa ambição se mantiver, é bom que os jogadores se preparem para por de parte, pelo menos 1000€ para o efeito.

Resta depois saber que impacto é que a Steam Machine terá não só na indústria como nos preços de futuros computadores e consolas.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados