A premissa é boa, e LEDs coloridos até ficam bem, mas, no fim, este comando para a Nintendo Switch deixa um pouco a desejar.
A PowerA, conhecida marca budget de periféricos para jogos, lançou um novo modelo de comandos para a Nintendo Switch, o PowerA Enhanced Wireless Controller com Lumectra. Lumectra é uma tecnologia de iluminação RGB que a PowerA incorporou nos seus dispositivos em 2023, e este modelo traz milhares de possíveis combinações de cor para uma experiência de jogo diferente. Como é o caso do exemplar na versão Black que recebemos
Especificações técnicas do PowerA Enhanced Wireless Controller com Lumectra
- Bateria: até 20 horas (é possível utilizar enquanto carrega)
- 24 cores LED
- Não suporta HD rumble, câmara IR ou Amiibo NFC
Na caixa encontramos apenas três coisas, as suficientes: o comando, um cabo de alimentação USB-C de três metros e o manual de instruções. À primeira vista, o comando é bastante bonito e simples, com um design ergonómico, mas olhando com maior atenção pude ver quatro botões que pessoalmente nunca tinha visto, por falta de experiência com comandos do género. Esses quatro botões encontram-se na parte de trás do comando e são eles: três Advanced Gaming Button (um do lado direito, outro do lado esquerdo e um a meio, que permite programar) e um para programar os LEDs.
De cada lado existe uma espécie de grelha cuja função é evitar que o comando escorregue das mãos durante uma sessão de jogo, mas posso garantir-vos que não resulta. O comando escorrega demasiado e esse é o primeiro ponto negativo que vou listar nesta análise. Já na parte superior encontramos a entrada USB-C, o que permite jogar conectado à Nintendo Switch. E mais: este comando pode ser usado enquanto a consola está fora da dock. Além disso, pode ainda ser usado em qualquer membro da família Switch, incluindo a Nintendo Swich Lite.
A ligação à Nintendo Switch é rápida e simples, conecta-se como qualquer comando nas definições da consola. O pior veio depois: a configuração dos LEDs. Não é, de todo, uma configuração intuitiva, e as instruções presentes no manual não ajudam, posso até afirmar que só atrapalham. Para iniciar a configuração dos LEDs, deve pressionar-se durante três segundos o botão LEDS, na traseira do comando. Isso vai ativar a iluminação LED um pouco por todo o comando, e a partir daí podemos configurar tudo através dos botões Y, X, A e B, L1 e L2, e R1 e R2. Contudo, a configuração não é prática.
As milhares de possíveis combinações que a PowerA fala são possíveis de alcançar, sim, mas quase que por puro acaso. Se conseguirem perceber a lógica por trás da configuração, vão poder configurar os LEDs em redor do comando e por baixo dos botões com várias cores distintas, e até entre uma luz fixa ou rotativa. É ainda possível controlar o nível de luminosidade através dos botões ZR e ZL. No fim de configurarem os LEDs, não se esqueçam de voltar a pressionar o botão traseiro por três segundos para desligarem o modo de configuração. E claro, depois de tudo configurado, os LEDs ficam muito bem, e tornam a experiência de jogo bastante mais bonita.
Os Advanced Gaming Buttons permitem associar a função de qualquer botão aos botões que se encontram na traseira dos manípulos, servindo como um “atalho” para aquelas funções. Podem ser configurados a meio do jogo, não sendo necessária qualquer configuração adicional nas definições da consola.
O PowerA Enhanced Wireless Controller com Lumectra é um comando extremamente confortável e ergonómico. Contudo, escorrega facilmente das mãos – atenção se forem um daqueles jogadores mais, digamos, emotivos. Como referi, a ligação à Nintendo Switch é extremamente simples e rápida. A partir daí, se não se importarem muito com as luzes LED, é só passarem muitas horas a jogar. No máximo, umas 20 horas antes de ser necessário recarregar o comando. O comando permite controlos de movimento fluidos nos jogos, que, como diz no site oficial, “proporcionam uma forma intuitiva de apontar, pilotar, voar e muito mais“.
O PowerA Enhanced Wireless Controller com Lumectra é um ótimo comando, sem dúvida. Mas acredito que uma melhoria na “grelha” presente na traseira dos manípulos seria um excelente atualização, evitando que escorregue com facilidade. Quanto à tecnologia Lumectra, se os LEDs são a funcionalidade de destaque neste modelo, merecem também eles uma atualização que facilite a configuração e que a torne mais intuitiva.
O PowerA Enhanced Wireless Controller com Lumectra é um comando licenciado para ser usado na Nintendo Switch e está disponível em lojas como a Amazon.es.
Este dispositivo foi cedido para análise pela PowerA.